TCE promove Campanha de doação de sangue

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), realizou nesta terça-feira, 06, a Campanha de Doação de Sangue, destinada a servidores e familiares. É a primeira vez que o Tribunal realiza essa ação em conjunto com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (HEMOPI). As etapas da coleta aconteceram na Escola de Gestão e Controle (EGC/PI).

 

A ideia surgiu através do setor médico do Tribunal, dentro do Programa “Ser TCE” que desde abril de 2016 trabalha com a saúde do servidor, com o intuito de incentivar e estimular os servidores à atividade física e cuidar da saúde. O programa envolve cinco dimensões: ser saudável, ser ativo, ser produtivo, ser ligado e o ser cidadão.

Para a chefe da Seção de Serviços Integrados de Saúde e organizadora do evento, Kelly Maciel, a importância dessa Campanha de doação para os servidores é uma questão social. “Acredito que a mobilização foi grande e a participação dos servidores mostra que eles estão envolvidos nessa ajuda coletiva, de fazer o bem para a sociedade. Eles estão sendo valorizados no local de trabalham e também estão valorizando a vida do outro”, conta Kelly.

 

A supervisora de coleta externa do HEMOPI, Hortência Soares Rocha, fala que a doação é algo fundamental para salvar vidas. “É através de campanhas como essa que o TCE fez, mobilizando toda a instituição e seus servidores, que nós conseguimos suprir o banco de doação. Em cirurgias de emergência, quase sempre se precisa de transfusão de sangue, então nós dependemos da ajuda das pessoas”, comenta a supervisora.

 

Pela primeira vez doando sangue, a servidora Maria Larissa aponta que sempre teve vontade de ajudar, mas nunca teve coragem. “Acredito que muitas pessoas, assim como eu, também sentem esse medo, por isso é necessário o incentivo e acho muito válido a iniciativa do TCE.”

 

O HEMOPI é o único órgão do Estado responsável por toda a política de sangue do Estado e pelo abastecimento em todas as regiões e para isso, mobilizam doadores, realizam campanhas em parceria com Municípios, empresas, escolas, organizações e grupos religiosos.

 

A servidora do TCE, Claudete Maria, fala que há muito tempo já sentia vontade de doar sangue, mas que tinha receio. “Quando eu soube que teria a coleta aqui no Tribunal, decidi que ia fazer o teste para ver se eu poderia ser doadora e estou feliz com minha decisão. É importante incentivar cada vez mais pessoas”, ressalta. 

 

Além da Campanha de Doação de Sangue, o Tribunal já realizou também em 2016 Campanhas de Vacinação, de Prevenção de Câncer de Mama e também sobre o Câncer de Próstata.

alt

 

alt

 

alt

 

alt

 

alt

Tags: ,

Deixe o seu comentário!