Volta às aulas é tema de reunião no TCE-PI

Representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público, Associação Piauiense dos Municípios e da a União dos Dirigentes Municipais de Educação -PI reuniram-se nesta quinta-feira (28) para tratar do retorno às aulas presenciais.

Desde o início da pandemia, os órgãos de controle e representantes da educação dialogam para superar os desafios e promover uma educação de qualidade à sociedade. É fundamental o planejamento da retomada e continuidade da educação, seja no modelo presencial a distância ou híbrido.

A Divisão de Fiscalização da Educação elaborou um relatório de auditoria para avaliar as medidas implementadas pelas redes municipais de ensino durante a pandemia. Confira o relatório. Posteriormente, o TCE-PI emitiu recomendação aos municípios piauienses para que, no oferecimento de atividades pedagógicas remotas, observem a universalidade do acesso, o controle ou monitoramento da participação dos alunos e a avaliação de aprendizagem.

O diretor de Fiscalização da Especializada, Gilson Araújo, destacou que o TCE-PI não está determinando o retorno das aulas presenciais, mas reforçando a necessidade de elaboração de planos de retomadas para guiar a gestão tanto para o modelo presencial como para o remoto.

A chefe da Divisão de Fiscalização da Educação, Caroline Leite, lembrou que as decisões sobre a retomada das aulas devem ser fundamentadas em critérios técnicos e científicos.