Videoconferência discute ações na área da educação pública no período da pandemia

As ações realizadas em relação ao planejamento do ano letivo de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, foram discutidas numa videoconferência, proposto pelo Ministério Público do Estado do Piauí e que contou com representantes da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).

Foram abordadas questões como aulas virtuais, a situação da distribuição da merenda escolar direcionada aos alunos e as ações que devem ser tomadas no que diz respeito à dificuldade de alunos do interior do Estado, principalmente, no acesso às aulas em decorrência da indisponibilidade de internet.

A videoconferência contou com a participação da procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, membros do Ministério Público do Piauí, do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e do chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo.

A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, pontuou que o trabalho realizado pela Secretaria de Educação em relação às aulas não-presenciais é relevante para que os alunos de todo o Estado continuem mantendo uma rotina educacional. “Os professores têm papel fundamental durante este período. Vejo que estão se reinventando de acordo com o que é possível fazer, e o Ministério Público está à disposição para ajudar neste momento tão difícil para alunos, familiares e professores”, pontua a chefe do MPPI.

De acordo com o secretário de Educação, Ellen Gera, a Seduc busca alternativas para que a educação pública estadual não precise paralisar. “Cumprir a carga horária é muito importante, mas também precisamos buscar o lado social da educação, cuidando dos nossos professores e estudantes”, afirma o secretário.

Para isso, um documento contendo diretrizes para a rede estadual de educação foi elaborado. Ele indica como deve funcionar a educação durante o período de vigência do decreto que suspende as aulas presenciais. Dentro do panorama da educação feito por Ellen Gera durante a reunião, 92% das escolas já elaboraram planos e aderiram ao regime de aulas online. “Estamos analisando junto com toda a equipe técnica da secretaria o que é possível fazer no caso das escolas que ainda não puderam aderir às aulas online”.

 
O auditor de controle externo Gilson Araújo, destacou o papel importante dos professores nesse momento delicado. “Parabenizo os professores que nesta fase estão fazendo o possível para normalizar a educação e continuar cumprindo seu papel na educação pública. O TCE está, nesse momento, acompanhando o trabalho de cada rede de ensino e estamos participando do projeto nacional chamado ‘A educação não pode esperar’, que monitora os recursos utilizados nessa fase de aulas online e que também planeja como será o retorno, além de analisar o impacto da pandemia na educação”, destacou.