Tribunal de Contas inicia simpósio sobre Análise de Dados no Controle Externo 

, em Destaques, Notícias

Na manhã desta quinta-feira (09), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (NUGEI), deu início ao simpósio “Análise de Dados para o Controle Externo: Revelação e Predição de Fraudes”. O evento faz alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção e conta com painéis a fim de promover a integração interinstitucional entre os órgãos que compõem a Rede de Controle do Piauí e as unidades de informações estratégicas da Infocontas.

Abrindo a solenidade, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, falou da importância do simpósio. “É muito importante celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção reunindo a Rede de Controle do Piauí e das unidades da Infocontas, além dos auditores e demais servidores envolvidos nessa área. Nós podemos fazer muito mais pelo nosso país e a capacitação quanto à análise de dados no controle externo é um caminho importante nesse processo”, declarou.

Para Leandro Maciel, sub-procurador geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), o simpósio vai trazer informações que já estão ajudando os órgãos de controle externo em todo o país. “É importante que não fiquemos parados e nem acomodados no nosso trabalho. Estamos todos comprometidos com essa causa. Trabalhar com a análise de extração de informações a partir de dados é algo que vai trazer muitos benefícios para todos”, afirmou.

A abertura do evento também contou com a leitura do “Manifesto Contra a Corrupção”, lido pelo auditor Inaldo Oliveira, chefe do NUGEI, e painelistas do simpósio. “Neste dia, o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado com o zelo que merece, e aqui o fazemos, com os resultados que esse tem alcançado e buscado, ainda todos nós na luta cotidiana, por um país melhor no futuro. E nos honra com a missão de construir um Tribunal de Contas comprometido com o enfrentamento da corrupção e com a melhoria da governança e da questão pública”, disse.

O Procurador Geral de Justiça, Cleando Alves de Moura, que esteve na abertura do evento representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), parabenizou a organização pela iniciativa do evento. “É muito importante para o Ministério Público participar deste evento. Estamos aqui para parabenizar e ao mesmo tempo reafirmar a intenção do Ministério Público de manter essas parcerias e realmente ter um norte no combate à corrupção. Sei que muitos temas serão tratados, muito será discutido com novas ferramentas que haverão de surgir”, pontuou.

Os interessados que queiram participar do evento ainda podem fazer a inscrição exclusivamente online, por meio deste link. O evento é em formato híbrido e, ao final, os participantes terão acesso a certificado.

Programação do Simpósio 

O simpósio começou com o painel “Controle e Fiscalização apoiados na Análise de Dados e na Inteligência Institucional”, tendo o auditor Luiz Claudio Demes como mediador e como painelistas o auditor Inaldo Oliveira e o professor Vinícius Ponte Machado, da UFPI. Já no turno da tarde, ainda nesta quinta, será apresentado o painel “Automação de Tarefas, Análise de Dados e os Desafios da Capacitação em Ciência de Dados para o Controle Externo”, tendo o secretário de Controle Externo do TCE-PI, Luis Batista, como mediador, e como painelistas o técnico de Controle Externo e professor do TCE-RJ, Marcos Ferreira, e o auditor e cientista de dados do TCU, Erick Muzart.

No dia 10, sexta-feira,  a programação encerra pela manhã com o painel “Redes Sociais e Análise de Dados”, tendo o auditor Weslley Emmanuel como mediador, e como painelistas o agente da Polícia Federal, Manoel Camilo, e o delegado Anchiêta Nery, que, atualmente, é titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí.