Tribunal de Contas do Piauí faz visita técnica ao TCEMG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu nessa segunda-feira (11), uma visita técnica do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para conhecer o Programa “Na Ponta do Lápis” do TCEMG, as ferramentas de fiscalização utilizadas pelo Tribunal de Minas Gerais e as atividades desenvolvidas pela Escola de Contas e Capacitação e Professor Pedro Aleixo. Os auditores de Controle Externo do TCE-PI Valéria Santos, Gilson Araújo e Geysa Elane foram recebidos, no Salão Nobre, pela assessora da Presidência e coordenadora do Programa, Naila Garcia Mourthé.

Durante a manhã, a equipe piauiense esteve na sala de videoconferência do TCEMG, onde a coordenadora do Na Ponta do Lápis, Naila Mourthé, detalhou o programa à comitiva do Piauí. A assessora explicou que o primeiro passo do TCEMG foi qualificar os atores envolvidos com a educação para começar a desenvolver o trabalho. Para isso, o Tribunal realizou diversas ações com prefeitos, secretários de Educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes). A coordenadora do programa também ressaltou o trabalho realizado pelas auditorias que já resultou em melhorias diretas na infraestrutura de algumas escolas do Estado.

À tarde, os visitantes estiveram na Diretoria de Tecnologia da Informação do TCEMG para conhecer o aplicativo (app) do Programa. O app é uma das vertentes do Na Ponta do Lápis e tem como objetivo ser um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas através do aplicativo. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

A equipe do Piauí ainda esteve no Centro de Fiscalização Integrada Suricato para conhecer as ferramentas de fiscalização utilizadas para a produção de informações estratégicas. Amanhã, 12/02, eles irão visitar a Escola de Contas para conhecer as atividades desenvolvidas.