Tribunal apresenta ações de Controle Social em Encontro da UNCME

Na manhã desta terça-feira (16), a chefe da Divisão de Fiscalização da Educação, Carolline Leite, e o diretor de Fiscalização Especializada (DFESP), Gilson de Araújo, participaram do IX Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), representando o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), falando sobre Controle Social e as ações do Tribunal. O evento é realizado na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e tem como tema “Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social”. 

“Durante a palestra, falamos sobre o controle social e as ações do Tribunal de Contas em tempos de pandemia. Nas ações de 2020, destacamos o acompanhamento das redes municipais no começo da pandemia e a auditoria que traçou diretrizes e orientações para o planejamento do retorno presencial. Em relação ao trabalho em 2021, falamos sobre o levantamento realizado no começo do ano, que tratou sobre o cumprimento do ano letivo 2020/2021, entre outros temas”, explicou Carolline Leite.

Segundo Gilson Araújo, a palestra reforça a importância da parceria entre o Tribunal de Contas e a UNCME. “Esse é o terceiro ano que o TCE-PI participa desse encontro. A participação da instituição é imprescindível porque ela é um órgão de controle externo e deve estar atuando com a UNCME, que é responsável pelo controle social da política pública da educação”, afirmou.

O evento segue até as 17h desta terça-feira e conselheiros municipais de educação, representantes de entidades ou órgãos ligados à educação, gestores municipais de educação, profissionais de educação e estudantes são o público alvo.