Terceiro dia de Simpósio aborda tecnologias no combate à corrupção

, em Destaques, Notícias

Dando continuidade ao II Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), neste terceiro dia da programação, palestrantes reforçaram a importância das ferramentas, técnicas e tecnologias para a obtenção de um bom resultado nas operações realizadas, que ajudam no combate ao crime organizado e à corrupção.

O dia começou com a palestra “Técnicas de Investigação Aplicadas ao Controle”, proferida pelo Agente de Polícia Federal, Nicodemos Coutinho de Meneses, que usou o assalto ao Banco Central em Fortaleza como objeto central da palestra. Ele detalhou como se deu a atuação dos agentes públicos, além de explicar a “teoria das janelas quebradas”, reforçando que “se não forem reprimidos, os pequenos delitos ou contravenções, inevitavelmente, pode se evoluir a condutas criminosas mais graves”.

Já na segunda palestra com o tema “Ajunta- uma Ferramenta de Detecção de Conluio usando Inteligência Artificial”, o palestrante Aguinaldo Macedo Filho, que é auditor de Controle Externo do TCE-PB, destacou o que é contrato inteligente, reforçando o processamento de informações, bem como a decodificação pelos mecanismos tecnológicos. Ele também pontuou sobre a diferença entre consulta pontual x análise de Ecossistemas, que é parte integrada da ferramenta Ajunta, além de fazer uma análise de caso em que mostra que a ferramenta Ajunta é mais eficiente em comparação às análises feitas manualmente.

Finalizando a manhã, o Coordenador-Geral de Integração e Gestão de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rodrigo Cardozo Hoppe, ministrou a palestra “Uso da Inteligência Policial Nas Ações da PRF”, explicando como se dá a inteligência e as tecnologias nas ações realizadas pela PRF.

Já à tarde, o Promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba e Coordenador do GAECO-PB, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, ministrará a palestra “Tecnologia, Análise de Dados e Cooperação da Sociedade para o Enfrentamento à Corrupção”, e o Tenente Coronel da Polícia  Militar do Piauí (PM-PI), Gustavo Gomes Campelo, irá proferir a palestra “As Tecnologias Operacionais da PM-PI Para o Enfrentamento Assertivo da Criminalidade”.