TCE-RO visita o Piauí para conhecer práticas no combate a corrupção

O Secretário-Geral de Controle Externo, Bruno Botelho Piana e o Secretário Executivo de Controle Externo, Edson Espírito Santo Sena do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estiveram na quinta e sexta-feira (8 e 9) em visita ao Tribunal de Contas do Piauí com o objetivo de conhecer o trabalho de combate a corrupção efetuado pela Corte piauiense.

A visita teve início com a recepção pelo presidente do TCE-PI, o Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e em seguida o grupo percorreu as instalações do Tribunal, conhecendo um pouco mais da administração e da organização interna.

Segundo Bruno Botelho, a escolha pela visita ao TCE-PI se dá pela referência exercida pela corte quando o assunto é combate a fraudes e a corrupção. “Os Tribunais de Contas são os órgãos que mais possuem dados da Administração Pública, mas esses dados têm que gerar informação e resultados. No caso do TCE-PI, essas informações estão sendo geradas e estão sendo úteis para o combate à corrupção”, afirmou.

O secretário geral também comentou sobre a importância do desenvolvimento de ferramentas que ajudem no processo de análise de dados. “Quando você trabalha a informação e ela pode ser usual, você consegue desenvolver um sistema para deixar esse processo mais rápido”, pontuou.

De acordo com o Diretor de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção José Inaldo de Oliveira e Silva, os avanços na inteligência institucional e no controle externo tendem a melhorar a gestão pública. “Quando combatemos a corrupção, consequentemente sobra dinheiro, e isso permite uma administração pública mais eficiente”, concluiu.

A visita seguiu com reuniões e exercícios práticos de fiscalização, e na sexta-feira ocorreu a apresentação das parcerias do TCE-PI com outros órgãos de controle   .