TCE recomenda reprovação das contas de governo de Olho D’Água do Piauí

, em Notícias

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu um parecer para a reprovação das Contas de Governo do município de Olho D’Água do Piauí, referentes ao exercício de 2016. O processo de relatoria da Conselheira Lilian Martins foi apreciado pela Corte em 10 de outubro.

A Divisão de Fiscalização de Administração Municipal (DFAM) apontou improbidades na contas de Governo como o não envio de peças da prestação de contas; divergência de valores informados na prestação de contas das despesas com ações e serviços públicos de saúde; e o descumprimento dos limites do repasse para a Câmara Municipal de Olho D’água do Piauí e com gasto com profissionais do magistério.

A Corte também determinou a irregularidade nas contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) do município e a aplicação de multa de 800 UFR-PI à gestora responsável, Maria Zélia Leal da Silva, em função das falhas apuradas pela DFAM, como o descumprimento do limite mínimo com gastos com a manutenção e desenvolvimento do ensino do município (52%) e divergências nos valores informados nas prestações de contas enviadas através do sistema SAGRES-Contábil.

As contas de gestão do Prefeitura Municipal haviam sido julgadas em 19 de setembro pela Segunda Câmara, que determinou a regularidade com ressalva, com a aplicação uma multa de 1000 UFR-PI ao prefeito Antônio Francisco Soares.