TCE Piauí realiza simpósio sobre Análise de Dados no Controle Externo

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (NUGEI), realiza nos dias 09 e 10 de dezembro, quinta e sexta-feira, o simpósio “Análise de Dados para o Controle Externo: Revelação e Predição de Fraudes”. Em formato híbrido, o evento também faz alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, 09 de dezembro, declarado pela Organização das Nações Unidas desde a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

“Como o próprio contexto da temática já sugere, é um evento importante para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, trazendo luz a esse tema e ressaltando a importância de se enfrentar a corrupção, pra que as sociedades em todo o mundo tenham resultados melhores quanto ao uso das políticas públicas”, pontuou o auditor Inaldo Oliveira, chefe do NUGEI, que está à frente da organização do simpósio.

O simpósio também se propõe a promover a integração interinstitucional entre os órgãos que compõem a Rede de Controle do Piauí e as unidades de informações estratégicas da Infocontas, além de chamar atenção para a importância da análise de dados para o exercício do Controle Externo, destacar a automação de tarefas para o Controle Externo, bem como o emprego da análise de dados na revelação e predição de fraudes, entre outros pontos que serão abordados na programação.

As atividades iniciarão com o painel “Controle e Fiscalização apoiados na Análise de Dados e na Inteligência Institucional”, tendo o auditor Luiz Claudio Demes como mediador e como painelistas o auditor Inaldo Oliveira e o professor Vinícius Ponte Machado, da UFPI. No turno da tarde, ainda no dia 09, o painel “Automação de Tarefas, Análise de Dados e os Desafios da Capacitação em Ciência de Dados para o Controle Externo”, tendo o secretário de Controle Externo do TCE-PI, Luis Batista, como mediador, e como painelistas o técnico de Controle Externo e professor do TCE-RJ, Marcos Ferreira, e o auditor e cientista de dados do TCU, Erick Muzart.

No dia 10, a programação encerra pela manhã com o painel “Redes Sociais e Análise de Dados”, tendo o auditor Weslley Emmanuel como mediador, e como painelistas o agente da Polícia Federal, Manoel Camilo, e o delegado Anchiêta Nery, que, atualmente, é titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí.

As inscrições são exclusivamente online, por meio deste link. Ao todo, são 60 vagas para participação presencial e 100 vagas para a sala virtual, por meio da plataforma Teams. Ao final do evento, os participantes terão acesso a certificado.

Clique aqui para ter acesso à programação completa.