TCE Piauí participa de desafio solidário e estimula a doação de sangue

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do programa SER TCE, realiza a segunda edição da campanha “Você é o tipo certo de alguém”, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). No mês de comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Tribunal de Contas também é uma das instituições do Desafio Solidário, competição do bem promovida pelo Hemopi para estimular a doação de sangue entre órgãos e instituições, públicas ou privadas.

Para a presidente do TCE Piauí, conselheira Lilian Martins, “a doação de sangue é um ato solidário e um compromisso social. É seguro e simples, não causando riscos à pessoa que realiza a doação. Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de alguém”, pontuou.

A campanha é voltada, especialmente, aos membros e servidores do Tribunal e será realizada na próxima terça-feira, dia 30, das 08h às 12h, na sede do Hemopi, Centro Sul. “O engajamento do Tribunal de Contas através do programa SER TCE reafirma sua responsabilidade social, seu compromisso e sua disposição de contribuir mais com causas que estimulam a instituição para a prática do voluntariado, apresentando, inclusive, melhorias de relações interpessoais. Sem dúvida, é uma maneira efetiva de impactar positivamente nossa atuação pessoal e profissional”, disse a conselheira Lilian, acrescentando que, “como doadora, reconheço que melhor do que fazer a doação uma vez, é tornar esse gesto um compromisso. É o que faço, desde que me tornei uma doadora regular”.

Ramon Patrese, auditor de Controle Externo, será um dos doadores e aponta a importância da participação do TCE-PI na campanha. “Para nós, é uma alegria participar desse projeto, como instituição e como pessoas que buscam salvar vidas por meio de um gesto tão simbólico. Temos o desafio de trazer servidores do Tribunal de Contas, amigos, vizinhos e parentes para fazerem parte da campanha e o programa SER TCE, mais uma vez, sai na frente com esse desafio solidário para que a gente possa alcançar muitos doadores”, afirmou.

Pode participar do desafio solidário qualquer instituição pública ou privada, como empresas, escolas, faculdades, associações, igrejas, grupos familiares ou de amigos. Os parceiros que levarem mais doadores serão premiados simbolicamente.

Confira os critérios para doar sangue

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Todas as demais informações podem ser adquiridas por meio do contato (86) 99922-0284, falando com Naira Moura, que é membro do Programa SER TCE.