TCE Piauí participa de capacitação sobre Previdência do Servidor Público do Estado do Piauí

, em Destaques, Notícias

Teve início na manhã desta terça-feira (29), o “Seminário Previdência do Servidor Público do Estado do Piauí” com realização da Fundação Piauí Previdência. O evento tem como objetivo a capacitação dos servidores estaduais que atuam na área de concessão de benefícios do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Piauí, e visa, prioritariamente, fornecer atualizações sobre as normas de aposentadoria e pensão por morte do servidor público estadual.

Sediado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o evento tem dois dias de programação, com apresentação de palestras cujos temas abordam conceitos, regras de concessão e formas de cálculo dos atuais benefícios concedidos pelo RPPS estadual.

Na abertura do Seminário estavam presentes a presidente do TCE-PI, Conselheira Lilian Martins, o Presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, o Secretário de Estado de Governo, Antônio Neto, o Superintendente de Gestão de Previdência Complementar da Piauí Prev, Marcos Steiner Mesquita, o Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração e Previdência, João Rodrigue, além de dezenas de servidores.

Na oportunidade, a presidente do TCE-PI destacou a importância da capacitação de servidor, pois para ela “em time que está ganhando se mexe sim, através do aperfeiçoamento! Capacitar servidores para o melhoramento do serviço público,” pontuou.

Neste primeiro dia de evento, o auditor de controle externo do TCE-PI e chefe de divisão de Fiscalização de Aposentadorias, Reformas e Pensões (DFAP), Alex Sertão, ministrou palestra sobre Aposentadoria por incapacidade permanente, pensão por morte (servidor civil), pensão por morte (militar) e acúmulo de benefícios. 

Atuante no Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIESPI), a servidora Lorena Veloso diz que está contente em poder aprimorar os conhecimentos e que o evento é uma ótima oportunidade de ampliar aprendizados e tirar dúvidas.