TCE-PI realiza webinário sobre o eSocial para órgãos públicos

Na manhã desta quarta-feira (12), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), deu início ao Webinário eSocial para Órgãos Públicos. O evento, que também acontecerá dia 31 de janeiro, das 09h às 12h, conta com formações sobre os principais pontos do projeto, visando esclarecer aos servidores envolvidos na implantação do eSocial os procedimentos que serão tomados para o início da utilização nos órgãos públicos.

Durante a abertura do evento, a presidente da Corte de Contas, a conselheira Lilian Martins, pontuou a importância da capacitação do novo sistema. “Hoje estamos fazendo um trabalho pedagógico, trazendo essa capacitação para todos. Nós, aqui do TCE, verificamos ao longo do tempo que só a fiscalização e a sanção de penas não são suficientes, é necessário também capacitar, por isso assumimos as ações pedagógicas. O webinário com seus palestrantes vem nos mostrar como esse novo sistema funciona, já que será uma realidade em todos os órgãos públicos”, declarou.

A condução do Webinário eSocial para Órgãos Públicos será feita pelos representantes da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Laura Schwerz e Thomas Gomes Costa, além de Alex de Assis Mendonça, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e de Luiz Antonio Medeiros, da Superintendência Regional do Trabalho (MTP).

“Agradeço ao TCE-PI pela organização do evento e por ser em forma de webinário. Desta forma, mais pessoas poderão participar e conhecer o eSocial, um projeto do Governo Federal de adesão obrigatória, que agora vai fazer parte dos órgãos públicos. Com isso ele vai substituir declarações e sistemas, facilitando a vida dos servidores”, declarou Laura Schwerz, representante da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

O Tribunal oferece a capacitação em parceria com outros órgãos e instituições, a fim de apresentar aos órgãos públicos os principais pontos do projeto. O TCE-PI conta com os seguintes parceiros: Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Tribunal Regional Federal (TRF1), TRT22/PI, através da Escola Judicial (EJUD-22); TRE-PI, através da Coordenação de Educação e Desenvolvimento (COEDE); TJ-PI, através da Escola Judiciária do Piauí (EJUD-TJ-PI); Controladoria Geral Estado do Piauí (CGE) e Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O evento é transmitido por este link: