TCE-PI realiza capacitação sobre as inovações do Sistema de Controle Interno

Durante o período de 16 a 19 de maio, os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí participaram do curso introdutório sobre as inovações do Sistema de Controle Interno.

O treinamento ministrado pelo Consultor e instrutor na área de controle interno, José Osvaldo Glock teve como objetivo aprimorar e capacitar os servidores de variados setores sobre o sistema de controle interno do Tribunal.

Segundo o Chefe de Gabinete do Controle Interno,  Francisco das Chagas Braz, o Tribunal está capacitando os servidores para uma mudança na metodologia de controle interno na qual cada setor terá seu próprio controle, processo adotado pelo Tribunal de Contas da União e recomendado pela Atricon.

A controladora interna do TCE-PI, conselheira Flora Izabel, destacou a importância de aperfeiçoar o controle interno. “A gestão pública está em constante processo de evolução e precisamos acompanhar as inovações na área de controle interno para que assim tenhamos uma atuação integrada, eficiente, dinâmica e atual.

A capacitação visa o fortalecimento dos procedimentos de controle interno de forma integrada ao gerenciamento por processos e com abordagem em riscos, proporcionando que SCI seja um efetivo instrumento de governança.

Bráz explica os próximos passos para o aprimoramento do sistema de controle interno. “Teremos mais capacitações, reuniões para identificar e mitigar os riscos, criaremos indicadores de controle interno e realizaremos a normatização dos sistemas de controle interno do TCE, desenvolvendo uma rotina de controle que servirá como guia para todo Tribunal”.