TCE-PI realiza atividade de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

, em Destaques, Notícias

Na manhã desta terça-feira (23), servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foram recepcionados com uma ação em apoio à campanha Novembro Azul, realizada para promover a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata. A atividade reforça, ainda, a importância do cuidado com a saúde masculina, especialmente, nos exames de prevenção.

Para a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, o Novembro Azul é muito importante, pois traz informações sobre doenças que atingem especialmente os homens. “O Novembro Azul foca principalmente nos tumores urológicos. Dentre eles, o câncer de próstata, que mata muitos homens no Brasil. Só para lembrar, a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no nosso país. Nós precisamos chamar a atenção dos homens para que cada vez mais, eles se cuidem”, disse. 

A ação é uma parceria entre o Tribunal de Contas, a Unimed Teresina, o Sindicato dos Servidores do TCE-PI e a empresa Bamex. Durante dois dias, hoje (23) e nesta quarta-feira (24), enfermeiras farão avaliação de risco para diabetes mellitus e darão orientações acerca de prevenção e autocuidado masculino. Além dessas ações, uma nutricionista também realizará exame de bioimpedância.

“Essa é uma importante parceria da nossa empresa com o TCE-PI, pois sabemos como a saúde e a qualidade de vida são essenciais para todos nós. Com mais pessoas saudáveis, podemos viver com mais qualidade”, afirmou Humberto Sousa, gerente da Bamex. 

Omir Honorato, auditor e servidor 3ª Divisão de Fiscalização de Gestão da DFAM, participou da ação e falou da sua relevância. “A prevenção é fundamental para nossa própria sobrevivência. Se nós não nos prevenirmos, o custo da reparação é bem maior. Sugiro a todos os homens que deixem o preconceito de lado e procurem o médico para fazer o exame, que é muito necessário para o nosso bem-estar”, ressaltou.