TCE-PI promove curso sobre o regimento interno e a lei orgânica

, em Destaques, Notícias

Material da Apresentação
Apresentação

 

Durante os dias 17, 18 e 19 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em parceria com a Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, realizou o curso sobre Regimento Interno e Lei Orgânica do TCE-PI. A atividade, destinada aos servidores e membros do tribunal, trouxe informações e novos conhecimentos acerca da instituição e atuação da corte de contas, frente aos novos desafios da sociedade.

Para o professor, Gilson Araújo, que ministrou o curso, ele se faz necessário pelas constantes modificações que o Regimento Interno passa ao longo do tempo, que nem sempre são acompanhadas pelos colaboradores. “O regimento interno vem sempre sofrendo algumas modificações e, no decorrer do nosso trabalho, a gente acaba não tendo tempo para analisá-las. Muitas vezes não sabemos o porquê de realizar tal tarefa, não sabemos o que tem no regimento interno, ou na lei orgânica”, afirmou.

A metodologia utilizada durante o curso abordou questões do dia a dia dos servidores que suscitam mais dúvidas sobre a aplicação do regimento interno. Foram apresentadas informações sobre a competência do TCE-PI, os diversos instrumentos de fiscalização e tipos de processo, além das formas de decisão e recursos previstos.

O professor conta, ainda, que ficou surpreso com a quantidade de colaboradores presentes na atividade, tanto os mais recentes quanto os com mais tempo de serviços prestados. “Para minha grata surpresa, não só os novos colaboradores, mas as pessoas que trabalham há muito tempo no tribunal tiveram interesse e lotaram a turma. Fico feliz das pessoas estarem preocupadas e procurarem saber e entender o funcionamento do próprio Tribunal”, afirmou.