TCE-PI participa do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

, em Destaques, Notícias

 

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Piauí estão participando do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas em Florianópolis que segue até sexta-feira (30). O evento se propõe a discutir as expectativas das Cortes brasileiras, tendo como parâmetro a temática relativa à “Inovação, Integração, Prevenção e Eficiência”.

Na noite de abertura do evento, quarta-feira (28), O conselheiro Dado Cherem, presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), saudou os participantes e enfatizou a importância do evento para capacitação e desenvolvimento das instituições do Brasil. “Serão 50 horas de conteúdo, resultantes de conferências, palestras, debates e painéis, além de diversos eventos paralelos”.

O conselheiro também destacou as mudanças pelas quais os Tribunais estão passando, devido a necessidade da população em participar cada vez mais da fiscalização. “ A transparência é um caminho sem volta, os Tribunais devem se reinventar para se adaptar a uma nova realidade”.

Do TCE-PI, participam do evento o presidente, Olavo Rebelo; os conselheiros Luciano Nunes, Kennedy Barros, Abelardo Vilanova, Waltânia Alvarenga e Lílian Martins; os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Jaylson Campelo; os procuradores Leandro Maciel, Pinheiro Júnior e Raïssa Rezende e os servidores Inaldo Oliveira, Marta Fernandes, Valéria Leal, Larissa Gomes, Vilmar Barros, Helano Girão e Coronel Ribeiro.

O jornalista Ricardo Noblat, bloguista do portal da revista Veja, fez a palestra de abertura sobre “O Momento Político Brasileiro e os Órgãos de Fiscalização”. Na manhã da quinta-feira a programação continuou com as palestras “Os 30 anos da Constituição Federal e a conjuntura atual”, com o professor Márcio Pugliesi, da PUC/SP”, um painel sobre as iniciativas integras do Tribunais de Contas e a palestra “Aprendendo a mudar”, com o psicólogo Rossandro Klinjey.

Organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, tem lugar no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), é uma realização da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).