TCE/PI participa do “Ouvidoria Day” no Teresina Shopping nesta segunda (16)

, em Notícias

Conselheiro substituto Delano Câmara explica sobre a importância das ouvidorias para a sociedade

O conselheiro substituto Delano Câmara destacou, em entrevista à TV Assembleia, no quadro “O TCE é da Sua Conta” na última terça-feira (12), a importância das ouvidorias para a sociedade. Ele aproveitou para informar sobre a realização do Ouvidoria Day, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 16, no Teresina Shopping das 14h às 21h. ‘É um dia de ação para tentar aproximar ainda mais as ouvidorias da sociedade”, pontuou.

Delano Câmara explicou que o evento faz parte das comemorações do Dia do Ouvidor (dia 16 de março). A ideia é dar mais visibilidade a esse importante canal de comunicação com a sociedade. O Ouvidoria Day vai reunir as ouvidorias públicas que compõe a Rede Ouvir no Piauí. Elas farão atendimento ao público em geral: denúncias, pedido de informação, sugestões, esclarecimentos.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o TCE e a sociedade.  “É através da ouvidoria que qualquer pessoa pode fazer uma reclamação, uma comunicação de irregularidade sobre a aplicação de recursos públicos, uma sugestão. Enfim, é o setor onde a sociedade pode fazer a sua manifestação”, informa o conselheiro Delano.

Ele explicou, por exemplo, que várias suspensões de licitações ocorreram a partir de uma denúncia junto à ouvidoria do TCE/PI. “Recebemos também denúncias sobre obras paradas ou que estão demorando a serem concluídas. A ouvidoria é uma das ferramentas mais importantes de democracia, que faz a comunicação entre o cidadão e a gestão”, ressalta.

O TCE/PI fará ainda dois grandes eventos, em maio e em setembro, sobre a implantação das ouvidorias municipais.

Nos últimos anos houve um avanço significativo de manifestações da sociedade através da Ouvidoria do TCE/PI. De acordo com os dados do setor, em 2017 foram registradas 984 demandas, em 2018 foram 1.227 e em 2019 foram 2.995 manifestações através dos canais da Ouvidoria do TCE/PI.

Além do Ouvidoria Day, a Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí vai realizar vários eventos comemorativos durante a semana. Confira

Segunda-feira (16/03/2020)
8h- Inauguração da Galeria dos Ouvidores. Local: MPPI. REDE OUVIR-PI

14h às 21h Ação para promover o controle social e ressaltar a importância do Ouvidor. Local: Teresina Shopping

Terça-feira (17/03/2020)

11h Palestra: Ouvidoria e cidadão integrados pelo aprimoramento e transformação da sociedade. Local: Escola Municipal do Mocambinho. Rua: Lourival Pereira da Silva, 4991. Palestrante: Raquel Normando – Ouvidora do Ministério Público do Estado do Piauí.

Quarta-feira (18/03/2020)

11h Palestra: Ouvidoria, Participação e Cidadania. Local: Unidade Escolar Maria da Conceição Salomé. Rua: 07, nº 6006, Renascença II. Palestrante: Mara Jordane Silva Pinto – Coordenadora da Ouvidoria da Justiça Eleitoral (TRE-PI).

Quinta-feira (19/03/2020)

11h Palestra: Apresentação do COLAB – sua solicitação na palma da mão. Local: Escola Municipal Miriam Portela Nunes. Rua: Tomás Campelo, 5763, B. Saci. Palestrante: Hassan  Said – Ouvidor Geral da Prefeitura Municipal de Teresina – PMT.

Sexta-feira (20/03/2020)

11h – Palestra: Práticas Exitosas da Ouvidoria do TCE-PI como Fortalecimento do Controle Social. Local: Unidade Escolar Sigefredo Pacheco. Rua: Décio Genuíno de Oliveira, 257. B. Bela Vista. Palestrante: Isabel Cristina Duarte Almeida – Chefe de Gabinete da Ouvidoria do TCE-PI.