TCE-PI participa de palestra sobre RPPS para servidores públicos do Piauí

, em Destaques, Notícias

A conselheira Lilian Martins e os auditores de Controles Externo Alex Sandro Lial Sertão e Gilrlene Francisca Silva, participaram de reunião ordinária do Conselho de Representante da Federação dos Servidores Públicos do Piauí (FESPPI), para palestrarem sobre “Controle Externo Social dos RPPS e os impactos da reforma da previdência na aposentadoria do servidor público municipal”. O evento foi realizada no último sábado (09), no auditório da obra Kolping do Piauí.

A palestra tratou dos principais problemas enfrentados por servidores em seus respectivos municípios, em especial sobre o Controle e fiscalização dos RPPS’s e os impactos na aposentadoria do servidor público mediante a reforma da previdência. Os palestrantes destacaram o que vem sendo feito em relação a fiscalização e atual situação dos Regimes Próprios dos 62 municípios do Piauí. Ressaltaram ainda que o TCE vem buscando melhorar o acompanhamento e fiscalização através de normativas que visam alcançar medidas benéficas aos segurados diante da implantação dos Regimes Próprios.

A Conselheira Lilian Martins, que também preside a Comissão de fiscalização e Controle dos RPPS’s considerou o evento muito produtivo e esclarecedor para os servidores que compareceram à palestra.

“A discussão torna-se necessária frente aos impactos que a reforma da previdência vai ter na vida de todo cidadão brasileiro.  Em função disso, nossa contribuição para exposição desse tema tão complexo aos servidores públicos se faz estratégica e reforça o papel do TCE-PI”, pontua a conselheira.