TCE-PI participa de lançamento do Programa de Prevenção à Corrupção no Piauí

, em Destaques, Notícias

 

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), no canal do YouTube do Tribunal de Contas da União (TCU), o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) no Piauí. O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e membros da Rede de Controle da Gestão Pública, como o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), representado pela presidente, a conselheira Lilian Martins. A abertura oficial ficou a cargo do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

Em sua participação, a presidente da Corte de Contas do Piauí elogiou a plataforma, que auxiliará os gestores na avaliação de sua instituição e na descoberta dos pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A conselheira também explicou que serão disponibilizados questionários e planos de ação com sugestões e propostas adequadas às necessidades das entidades.

 

 

Lilian Martins ressaltou, ainda, os resultados esperados com as orientações. “Esse trabalho em rede que hoje nós estamos propondo no Piauí é de fundamental importância. Essa rede junta uma teia de fiscalização, governança e gestão, para que isso dê certo. Ao fazer essa autoavaliação, será possível trabalhar nas áreas mais vulneráveis e nas fragilidades que existem na organização pública”, afirmou.

Na sequência, Glauco Soares Ferreira, superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Estado do Piauí, discorreu sobre a estrutura de prevenção à corrupção e sobre a plataforma e-Prevenção. Também houve a participação de Luís Emílio Xavier, secretário do TCU no Piauí, que abordou a operacionalização do sistema utilizado pelo programa.

 

Abertura oficial, feita pelo Ministro Augusto Nardes, do TCU.

 

O PNPC é uma proposta adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo TCU e pela CGU. No Piauí, a Rede de Controle da Gestão Pública, por meio de grupo de trabalho exclusivamente dedicado ao Programa, é composta por representantes de diversos órgãos de controle e conduzirá o trabalho do PNPC.

Confira, aqui, o evento, na íntegra.