TCE-PI lança Programa Conviver e promove debate sobre ética e relações interpessoais

Conselheiro-substituto Delano Câmara, conselheira Lílian Martins e professor João Damasceno

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) lançou nesta segunda-feira (20) o Programa Conviver, que tem por objetivo desenvolver atividades com o fim de promover, por meio de palestras e debates envolvendo membros e servidores, a reflexão dos relacionamentos vivenciados no ambiente de trabalho. Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), em parceria com a Corregedoria-Geral e a Comissão de Ética do TCE-PI, o Programa é dividido em quatro módulos.

O primeiro, realizado nesta segunda-feira, foi sobre ética e relações interpessoais no trabalho, com exposição e debate sobre o Código de Ética do Tribunal. O evento teve palestra do professor e psicólogo João Damasceno Neto, que fez uma explanação sobre ética e filosofia, e desenvolveu dinâmicas com os participantes sobre o Código de Ética dos TCE-PI e sua relação com o ser humano.

“O mais importante desse programa é que vai proporcionar o conhecimento e mostrar as razões do Código de Ética, permitindo que as pessoas o percebam não no seu âmbito controlador, como expressão de que somos genuinamente humanos e a relação com a existência humana. Ou seja, ser humano é ter um código de conduta”, explicou ele. A corregedoria-geral do TCE-PI, conselheira Lílian Martins, e do diretor-geral da EGC, conselheiro-substituto Delano Câmara participaram da abertura do evento.

Lílian Martins disse que a implantação do Programa Conviver atende ao planejamento estratégico 2016-2019 do TCE-PI, e às diretrizes da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), que recomenda a realização de campanhas de fomento ao comportamento ético dos membros e servidores. Ela destacou que o debate sobre ética expõe a necessidade de cada um rever seus valores e princípios quando isso é necessário como forma de promoção do bem coletivo. “A ética não é individual, é sempre coletiva e deve ser entendida e exercida em função do bem da comunidade. Muitas vezes a nossa verdade não é a mesma verdade do outro, e precisamos ter humildade para entender isso e mudar, se for pelo bem da coletividade”, observou.

O conselheiro-substituto Delano Câmara disse que o programa vai permitir ao servidor uma percepção de integração mais forte e o entendimento das funções e atribuições do TCE-PI enquanto órgão de controle, que deve atuar de forma imparcial, imune a influências e fortalecido na promoção da boa gestão. “A maior importância desse programa é que vai possibilitar a formação de técnicos com convicções mais imparciais, mais equilibradas e mais preocupadas com a sociedade como um todo e com o interesse público, e assim fortalecer a atuação do TCE-PI como órgão de controle”, disse.

Para Delano, o programa tem uma visão Kantiana no sentido de promover a percepção ética e moral do servidor. “O Projeto Conviver vem fortalecer o entendimento do Código de Ética, e assim está também incutindo no servidor esta percepção de mundo como aldeia global, na qual ele se insere e que tem grande relevância principalmente por estar dentro de um órgão de controle e que pode ser responsável pelas mudanças de parâmetros de fiscalização e de gestão”, explicou.