TCE-PI inicia Semana de Capacitação com palestra sobre licitações e contratos

, em Destaques, Notícias

Jurisdicionados do quadro administrativo do Piauí acompanharam, na manhã desta segunda-feira (13), a primeira palestra da Semana de Capacitação para Gestores e Servidores Estaduais. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) e da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE). Na abertura oficial, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, destacou o investimento do Tribunal de Contas em ações educativas e pedagógicas e o impacto positivo da formação.

“Essa capacitação voltada aos jurisdicionados do Tribunal é uma grande oportunidade para que ocorra o aperfeiçoamento da administração pública, prevenindo a má gestão dos recursos públicos. Sem dúvida, ela vai ajudar a compreender o papel dos gestores na integração com o Tribunal de Contas”, disse a presidente.

Na sequência, Valéria Leal, diretora executiva da EGC, e Liana Melo, diretora da DFAE, realizaram a apresentação técnica da programação do evento. “Licitações e Contratos Web” foi a primeira palestra da Semana de Capacitação e foi ministrada e moderada pelos auditores Auricélia Caroline e Elbert Alvarenga, respectivamente.

Auricélia explicou quem deve prestar contas, como funciona o poder regulamentar do TCE-PI e quais normas são aplicáveis, em especial, a Instrução Normativa TCE/PI n° 06/2017. Nas disposições gerais sobre os sistemas, foi mostrado como fazer o acesso, o que deve ser informado, cadastro de avisos e de contratos, entre outros pontos. Além dessas informações, Elbert Alvarenga reforçou o enfoque prático da formação mostrando as funcionalidades dos sistemas que são acessados pelo site do TCE-PI.

A Semana de Capacitação para Gestores e Servidores Estaduais continua na tarde desta segunda-feira, a partir das 14h, com a palestra “Sistema Documentação Web”. Cerca 3.350 gestores e servidores estão inscritos na Semana, que é transmitida pelo canal do TCE-PI no YouTube.

Confira abaixo a primeira palestra: