TCE/PI inaugura “Estação Leitura” e lança livro de memórias e revista científica

, em Destaques, Notícias

Alguns dos autores do livro de memórias “Poucas e Boas’


Na manhã da última segunda-feira (07) o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) realizou, no
hall da biblioteca do Tribunal, a inauguração do espaço “Estação Leitura” durante o lançamento do livro de memórias “Poucas & Boas” e da publicação científica Revista TCE 2019. As atividades fazem parte das comemorações pelos 120 anos de criação da Corte de Contas e reuniu diversos servidores em uma animada confraternização.

O espaço “Estação Leitura” compreende uma área dedicada a troca de livros diversos, desde obras técnicas até biografias e obras ficcionais. Qualquer pessoa pode, simplesmente, trazer algum livro de casa e trocá-lo por outro que esteja na “Estação”, ajudando a fazer o conhecimento circular.

A idealizadora do espaço e assessora de comunicação do TCE/PI Larissa Gomes de Meneses Silva, afirmou, durante a cerimônia, que a proposta é facilitar o acesso dos servidores e da comunidade a diferentes obras literárias.

“Ao trazer a ‘Estação Leitura’ para o Tribunal queremos estimular e leitura, sem burocracia ou receios quanto a ir a biblioteca ou realizar algum cadastro. O espaço é livre, os livros são livres, e a participação do servidor é fundamental”, pontuou.

 

Equipe que desenvolveu o projeto Estação Leitura: Karla Barros, arquiteta; Larissa Gomes, assessora de comunicação; e Valéria Leal, diretora executiva da Escola de Contas


Já o livro “Poucas & Boas” conta com relatos e histórias escritas pelos próprios servidores do Tribunal. Ele reúne uma coletânea de 22 contos que citam desde elementos da história do TCE/PI e de sua evolução ao longo do tempo, como as sedes antigas no centro de Teresina, até
causos particulares de servidores e de suas atividades na corte de contas, da rotina e até mesmo algumas aventuras durante as fiscalizações.

Sobre o livro, o auditor de controle externo Sérgio Idelano, na presença de alguns dos autores presentes na obra e dos demais servidores, leu para os presentes a apresentação da obra.

“Aqui não envelhecemos! Aqui somos imortais! Aqui renascemos a cada novo servidor que passa por estas portas, e que também estará escrevendo sua história nestes pergaminhos”
Ségio Idelano

 

Sérgio Idelano, durante declamação de trecho do livro


Além do livro, também fora lançada a edição de 2019 da “Revista do TCE/PI”, contendo artigos científicos relacionados a área da contabilidade pública. A apresentação ficou a cargo do conselheiro substituto Jaylson Campelo.

“Todos os textos presentes na revista passaram por uma intensa revisão, estando de acordo com todas as normas e trazendo diversas informações para conhecimento do público”, afirmou.

 

O presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova; a vice-presidente, conselheira Lilian Martins; a conselheira Waltânia Alvarega;  e o conselheiro substituto Jaylson Campelo, Diretor da Escola de Contas

Onde fica? – A “Estação Leitura”, e as edições gratuitas do livro e da revista, se encontram no hall da Biblioteca do TCE/PI, no segundo andar do prédio anexo à sede do Tribunal de Contas. O acesso tanto ao espaço quanto a biblioteca é livre, de segunda a sexta, das 8h às 18h.