TCE-PI faz avaliação positiva da Semana de Capacitação para Gestores Municipais

A Semana de Capacitação para Gestores Municipais teve quase 12 mil inscritos e se tornou um dos maiores eventos já realizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Nos cinco dias de evento, de 22 a 26 de fevereiro, as palestras transmitidas tiveram mais de 7.000 visualizações e alcançaram os administradores públicos de diversas cidades do Piauí. O TCE-PI, por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), avalia positivamente o evento, que ofereceu instrução em diversos pontos, como aplicação de recursos, prestação de contas, atendimento ao público e educação durante a pandemia da Covid-19.

“Por meio da discussão sobre questões que garantem uma boa gestão e a efetividade de políticas públicas, o TCE-PI firmou o seu papel pedagógico, principalmente, no que diz respeito à orientação aos gestores municipais e servidores públicos. O Tribunal se coloca à disposição para todos os municípios, para que tenhamos sempre boas gestões e o melhor aproveitamento dos recursos públicos”, disse a conselheira Lilian Martins, presidente da Corte de Contas do Piauí.

Durante os cinco dias de evento foram realizadas 14 palestras, entre elas, “Prestação de Contas junto ao TCE/PI: Sistemas Sagres contábil e Documentação Web”; “A contribuição das Ouvidorias para a gestão municipal”; “Recomendações do TCE-PI sobre o planejamento para o retorno às aulas”; “Aplicação e fiscalização de recursos dos precatórios do FUNDEF”. A capacitação ocorreu totalmente online e as palestras conduzidas e moderadas, em sua maioria, por auditores de controle externo, foram transmitidas pelo canal do Tribunal no YouTube. Todos podem assistir novamente e compartilhar com outros gestores e servidores que tenham interesse nas temáticas que foram abordadas.

“Recebemos um feedback positivo dos participantes, que consideraram o evento imprescindível para dirimir muitas dúvidas sobre os diversos temas abordados. E muitos disseram que o fato das palestras permanecerem disponíveis no canal do Youtube do TCE-PI oportuniza aqueles que não puderam acompanhar o evento de forma on-line, a assistir depois”, destacou Valéria Leal, diretora-executiva da EGC.

Augusto Oliveira, assessor da Contabilidade da Prefeitura de Pimenteiras-PI, foi um dos inscritos e participantes da Semana de Capacitação. Para ele, “foi um evento de tamanha importância, bem explicado. Ficou claro aos gestores cada importância. Foi uma grande capacitação para nós, no início da gestão. Nossa equipe da Contabilidade acompanhou na íntegra o evento proporcionado pelo TCE. Estão todos de parabéns”, pontuou.

A Semana de Capacitação para Gestores Municipais teve 11.982 inscritos. Cerca de 3.900 certificados foram gerados automaticamente para aqueles que se inscreveram no site do TCE-PI e confirmaram suas presenças, durante as apresentações, no chat do evento. Aos que ainda não tiveram acesso, os certificados podem ser conferidos por meio do endereço eletrônico:  https://www.tce.pi.gov.br/escola/certificado-online/.