TCE/PI estuda implantação do processo de fiscalização ordenada de São Paulo

A equipe do TCE/PI com Geysa Elane Sá – Chefe da Divisão Especializada na Saúde, Liana Melo – diretora da DFAE , e Hélcio Soares – da DTIF, na sala de controle da operação com os técnicos do TCE/SP

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) está realizando uma visita técnica, desde segunda-feira (26) para conhecer os procedimentos das chamadas fiscalizações ordenadas, realizadas com muito sucesso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). A ideia é que seja realizado um convênio para a implementação do mecanismo no Piauí.

A comitiva do TCE/PI, formada por Liana Melo – diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Geysa Elane Sá – Chefe da Divisão Especializada na Saúde e Hélcio Soares – da Diretoria de Tecnologia de Informação, tiveram a oportunidade de acompanhar uma fiscalização para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios paulistas.

A ação, realizada em 298 locais – hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados –, foi executada in loco’ por 303 agentes de fiscalização do TCE/SP. Os trabalhos puderam ser acompanhados em tempo real pelos interessados por meio de uma central de monitoramento.

Acompanhamento da ação “in loco” em uma UBS em Guarulhos

Durante seis horas, das 8h às 14h, foram vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais. A equipe do TCE/PI acompanhou uma ação “in loco” em uma UBS em Guarulhos e também na sala de controle do prédio da Corte de Contas paulista.

 “Nós estamos conhecendo a metodologia das fiscalizações ordenadas para analisar a viabilidade de implantação. O mecanismo já é usado com resultados significativos em São Paulo e a ideia é que implantemos no Piauí”, explica a Chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE/PI, Geysa Elane Sá.

A comitiva piauiense conclui a visita técnica nesta quarta-feira (28).

Sala de controle da fiscalização ordenada, do TCE/SP