TCE-PI encerra a 2ª edição do Simpósio de Inteligência Institucional 

, em Destaques, Notícias

A segunda edição do Simpósio de Inteligência Institucional chegou ao seu último dia nesta quinta-feira (11). O evento organizado pelo Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas (NUGEI) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) durou quatro dias, com ministração de 18 palestras, cujo tema central, “O Controle Externo Exponencial”, tratou de questões como a construção de compliance público e privado, acordos setoriais de integridade, jornalismo investigativo, sustentabilidade, transparência e controle social, análise de dados e a ciência de dados para o controle externo e, ainda, o enfrentamento à corrupção na sua dimensão pública.

O evento, que faz parte das festividades alusivas aos 123º do Tribunal de Contas Estado do Piauí (TCE-PI), recebeu representantes dos Tribunais de Contas do Brasil, oficiais do exército, agentes públicos da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegados,  Ministério Público e representantes de outras entidades ligadas ao combate à corrupção.

A presidente do TCE-PI, Conselheira Lilian Martins, realizou a abertura do Simpósio, e proferiu neste último dia, juntamente com Professor Cleber de Deus (UFPI), o painel “Agenda Anticorrupção e em Favor do Atingimento dos Objetivos Sustentáveis”, que destacou, especialmente, os objetivos sustentáveis. “O que nós estamos fazendo hoje no Simpósio, em especial nesse painel, é lembrar que devemos tratar da sustentabilidade. Mesmo que muitos digam que é um tema repetitivo, ainda não estamos fazendo da forma correta. É necessário internalizar e entender que cada um deve fazer a sua parte. Nós não podemos abraçar causas que nós não acreditamos. É necessário ter menos ativismo e mais atividades nesse processo”, destacou. 

Em seu primeiro dia, o II Simpósio de Inteligência Institucional apresentou questões relacionadas ao comprometimento do setor público e privado com mecanismos anticorrupção. Já no segundo, tratou da inteligência institucional, investigações na internet e o relevante papel do controle social para enfrentamento à corrupção. No terceiro dia de evento, as apresentações debateram o uso de técnicas e tecnologias para o enfrentamento da corrupção, e em seu último dia foi dado ênfase à integração e cooperação como meios de aprimoramento dos processos internos de trabalho, preservando-se as competências das instituições de controle.

O chefe do NUGEI, Inaldo Oliveira, fez um balanço sobre a segunda edição do evento, ressaltando a importância de ser um servidor público consciente. “Fazer um balanço do Simpósio de Inteligência é nos permitir afirmar que seu propósito foi atingido. Saímos melhores servidores públicos, conscientes de que temos que fazer mais, melhor, com menos esforços e dispêndios. Nos três dias, fomos instados a refletir como bem servir à sociedade brasileira e como contribuir com o aperfeiçoamento da governança e gestão pública”, pontuou. 

Além da ministração de palestras, o Simpósio também contou com três stands de exposições, entre eles; Piauí Conectado, Polícia Militar do Piauí e um que apresenta as Diretorias e Escola de Contas (EGC) do TCE-PI.

Para o servidor Aguinaldo Macedo Filho, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PA), o evento foi um momento de troca entre entidades públicas sobre ferramentas e mecanismos inteligentes de Controle, especialmente pela bagagem de experiências vivenciadas em cada local do país. “Basicamente o evento para mim se resume em transferência de conhecimento exitosas entre os tribunais e as outras instituições. Isso faz  com que todos se alinhem em uma rota comum, servindo interesse público do nosso país”, falou. 

Confira alguns da manhã de hoje (11):