Simpósio encerra com painel sobre Redes Sociais e Análise de Dados

, em Destaques, Notícias

Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participam, na manhã desta sexta-feira (10), do painel “Redes Sociais e Análise de Dados”, fechando a programação do simpósio “Análise de Dados para o Controle Externo: Revelação e Predição de Fraudes”. O evento acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC), por meio do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (NUGEI), tendo iniciado na manhã dessa quinta-feira (9).

Weslley Lima, auditor de Controle Externo do TCE-PI, faz a mediação do painel. Na condução, Manoel Camilo, agente de Polícia Federal, apresenta a adaptação da sua dissertação de mestrado, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “O trabalho trata do uso de grafos e redes sociais e tem uma metodologia que é genérica, ou seja, que pode ser aplicada em outros casos, não apenas de prevenção criminal, mas também de controle externo, se for sofrer pequenas adaptações”, explicou. 

Gonçalo Ferreira, estagiário de Ciências da Computação na Diretoria de Fiscalizações Especializadas (DFESP), avalia o conteúdo ministrado de forma positiva. “Para mim, que faço o trabalho de revisar as licitações, essa parte de análise de dados é muito útil porque, em alguns casos, eu preciso abrir cada arquivo e, a partir de agora, a ideia é fazer esse processo de forma automática, verificando se há irregularidades”, afirmou. 

Na tarde de ontem (9) foi apresentado o painel “Automação de Tarefas, Análise de Dados e os Desafios da Capacitação em Ciência de Dados para o Controle Externo”, mediado por Luis Batista, secretário de Controle Externo do TCE-PI. A apresentação foi feita por Marcos Ferreira, técnico de Controle Externo do TCE-RJ, e Erick Muzart, cientista de dados e auditor do TCU. O evento ocorre de forma híbrida, com certificação aos participantes.