Sextas Sem Conta retorna em edição especial sobre o Samba

, em Destaques, Notícias

Na manhã desta sexta-feira (03), membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram do retorno do projeto “Sextas Sem Conta”, no plenário da Corte. A edição especial do projeto fez alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado anualmente no dia 02 de dezembro, e contou com a participação do grupo Samba Mania.

Representando a Corte de Contas, o conselheiro Kléber Eulálio, vice-presidente do TCE-PI, fez a abertura e resgatou um pouco da história do projeto. “O ‘Sextas Sem Conta’ foi concebido no ano de 2019 através da nossa Escola de Gestão e Controle (EGC). Esta é uma oportunidade que temos uma vez por mês para nos encontrarmos e conversarmos sobre temas da atualidade e, após algum tempo sem realizarmos o projeto por conta da pandemia, nós retornamos hoje trazendo o samba como tema, fazendo uma linda homenagem a Dona Ivone Lara, conhecida pelo clássico ‘Sonho Meu’, entre outros, responsável por imortalizar o samba no nosso país”, declarou.

Para a servidora Soraya Said, da Secretaria das Sessões, o projeto dignifica e agrega os servidores. “Eu amo participar do ‘Sextas Sem Conta’. Eu amo a música, eu amo o samba. Gosto de participar dos eventos que o Tribunal promove e, principalmente, fazendo parte da organização. É um evento que dignifica e agrega os servidores”, pontuou.

A edição especial com a temática do Samba como identidade nacional fez homenagem a Dona Ivone Lara, cantora, compositora e instrumentista, cujo centenário é celebrado neste ano. “Estamos retornando hoje com essa edição especial do ‘Sextas Sem Conta’, que faz uma homenagem ao samba e também ao grande nome do samba, Dona Ivone Lara. Hoje também contamos com um público que veio prestigiar o evento e, caso as coisas se normalizem, poderemos dar seguimento ao projeto com outros temas estabelecidos pela coordenação”, disse Bernardo Sá, servidor do TCE-PI e coordenador do projeto, que, na oportunidade, ministrou uma palestra fazendo um resgate histórico sobre o Samba no Brasil. Na oportunidade, a palestra tratou sobre o surgimento do samba, dos gêneros e dos subgêneros, e suas diferentes modalidades.

O grupo Samba Mania animou o evento com músicas de Dona Ivone Lara, entre outros nomes do Samba. “Muito feliz em participar do ‘Sextas Sem Conta’. É um projeto muito bacana, especialmente, por hoje fazer a homenagem ao samba e à Dona Ivone Lara que está em meu repertório há muito tempo”, declarou Luciana Nunes, cantora do grupo Samba Mania.