Sessão especial e homenagens marcam as comemorações dos 120 anos do TCE/PI

Em solenidade bastante prestigiada por autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) homenageou 15 personalidades nesta sexta-feira (30) com a Medalha Colar do Mérito do TCE/PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti , durante sessão especial em comemoração aos 120 anos da Corte de Contas. O evento foi realizado no auditório do Tribunal.

O presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, fez abertura oficial do evento e em seguida passou a palavra para a vice-presidente, conselheira Lilian Martins fazer a discurso de homenagem aos 120 anos da Corte.

A conselheira Lilian Martins resgatou a história do surgimento do TCE/PI, que é o mais antigo dos Tribunais de Contas estaduais do Brasil, abordou os desafios e ressaltou as conquistas que o trabalho desenvolvido traz para a sociedade. “O presente só é possível devido a toda a história dos 120 anos do TCE/PI”, frisou. E complementou: “essa celebração tem o sentido de permanência. A comemoração dos 120 anos é uma forma de localizarmos a nós mesmos nesse processo”.

HOMENAGEADOS

O Colar do Mérito do TCE/PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro que faleceu este ano. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.

Foram condecorados com a Medalha a chefe do cerimonial do TCE/PI Anete Marques da Silva, o médico Antônio Fortes de Pádua Filho, o médico Antônio Rufino Sobrinho, a professora Aurilene Vieira de Brito, o coronel da PM e ex-vereador de Teresina Edvaldo Marques Lopes, a advogada Giovana Ferreira Martins Nunes Santos, e o deputado estadual José Ribamar Nolêto de Santana.

Também foram agraciados o professor e Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kléber Montezuma Fagundes dos Santos; a professora Maria Adamir Leal de Sousa, a professora e viúva do conselheiro Jesualdo Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Cavalcanti Barros; a delegada de polícia civil Maria Vilma Alves da Silva, o professor Raul Lopes de Araújo Neto, o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro Da Silva Júnior (MP/PI), o promotor de Justiça Sérgio Henrique Furtado Coelho (MP/MA), e o empresário e contador Tertuliano Ribeiro Passos.

O promotor de Justiça do Maranhão, Sérgio Henrique Furtado Coelho, discursou em nome dos homenageados. Ele destacou a necessidade de fortalecer o controle externo e a fiscalização, garantir e aumentar a transparência da utilização dos recursos públicos. “Essa é uma exigência da sociedade”, ponderou.

O governador Wellington Dias também se pronunciou, destacando a importância do TCE/PI para a formação e qualificação dos gestores, assumindo um papel educativo, além de fiscalizatório.

Além de todos os conselheiros e procuradores do TCE/PI, servidores, secretários municipais e estaduais, magistrados, promotores, advogados, homenageados e familiares, a solenidade contou ainda com as presenças do ministro o STJ, Reynaldo Soares de Fonseca; do presidente do TJ/PI, desembargador Sebastião Martins; do desembargador federal da TRF 1ª Região, Carlos Augusto Brandão; do advogado Marcus Vinicius Coelho, representando a OAB nacional; e do presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Lélis Bonilha, representando a Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

A solenidade foi encerrada com o corte do bolo em homenagem aos 120 anos do TCE/PI.