Servidoras do TCE/PI participam de campanha de prevenção ao Câncer de Mama

Nesta terça-feira (15) o Tribunal de contas do Estado do Piauí (TCE/PI), através do programa Ser TCE, realizou uma palestra em alusão à campanha “Outubro Rosa”, que trata sobre a prevenção ao câncer de mama e outras doenças relacionadas a saúde da mulher. A atividade ocorreu na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), contando com a participação de servidoras de diferentes setores do Tribunal.

A apresentação da palestra ficou a cargo da enfermeira da Unimed Teresina Lauanny Alves, que explicou sobre como se desenvolve o câncer de mama e quais as suas principais causas.

“No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte na população feminina, um número muito alto. E como todo câncer, ele acontece por modificações celulares, que podem ter relações genéticas, hereditárias, ou por hábitos comportamentais, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo…”, explicou.

Lauanny também apontou a importância de palestras e atividades informativas junto a sociedade, como forma de educar as pessoas e prevenir novos casos. “Essas atividade preventivas são indispensáveis, visto que elas trazem informações pertinentes ao público, despertando a questão do autocuidado, de se realizar os exames periódicos. Mesmo sem sintomas ou histórico familiar, a prevenção sempre é a melhor opção”, pontuou.

No Brasil o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, tendo sido registrados 59.700 (cinquenta e nove mil e setecentos) casos apenas em 2018, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde

Ser TCE – O Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania do TCE/PI está embasado na Política de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania que foi regulamentada pela Resolução do TCE nº 26 de 30 de julho de 2015. O programa tem como objetivo incentivar e disponibilizar ferramentas para que os servidores tenham oportunidade de investir mais na saúde e bem-estar, nos aspectos físico, emocional, social e profissional.