Saúde do Sono é discutida no “Mais Viver”

Na manhã desta terça-feira (08) foi realizado na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) mais um encontro do programa “Mais Viver – Vida plena no pós carreira”, com a presença de vários servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), tanto da ativa como aposentados. 

A atividade trouxe como tema “Dormir Bem: Uma questão de saúde” e foi ministrada pela neurologista e especialista em medicina do sono Drª. Fernanda Gabrielle Almeida Castro, que explicou para os participantes a importância do repouso para o bem estar pessoal.

“Nosso objetivo foi alertar sobre a importância do sono, pois uma boa qualidade de sono pode impactar no seu funcionamento mental, psicológico, físico, na relação com as pessoas e na própria qualidade de vida”, apontou.

Drª. Fernanda Gabrielle Almeida Castro

Ela também citou algumas das consequências que podem ser desencadeadas por um sono irregular e seus reflexos para o cotidiano. 

“Quando a pessoa dorme em pouca quantidade pode ter aumento do risco de hipertensão, de diabetes, distúrbios de atenção e de memória, com aumento do risco de demência, inclusive. Além de aumentar o risco de acidentes de trânsito ou de trabalho e levar a distúrbios de humor, depressão e ansiedade”, explicou. 

QUALIDADE DE VIDA – O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.