Resultados positivos marcam os 230 dias de acompanhamento da vacinação

, em Destaques, Notícias

Os trabalhos de acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 em Teresina completam 230 dias nesta segunda-feira (13). Desde janeiro deste ano, os servidores que integram a Comissão Covid, instituída pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em abril de 2020, fazem um intenso trabalho de monitoramento da aplicação das vacinas na capital e no interior.

O acompanhamento da política de vacinação visa verificar, desde o início do calendário de aplicação das vacinas, o uso adequado dos recursos existentes e a observância de critérios técnicos e legais definidos. A equipe tem visitado, ao longo desse período, os locais de vacinação, mantendo uma constância no monitoramento.

A Comissão criada pelo Tribunal de Contas para análise concomitante da aplicação dos recursos públicos destinados ao combate ao novo coronavírus, criada em 14 de abril de 2020 pela portaria nº 190/2020, é formada por diversos auditores de controle externo, de diferentes setores, permitindo uma visão mais ampla do acompanhamento dos gastos, tendo alcançado importantes resultados na proteção ao erário.

Em todo o Estado, até o momento, foram aplicados R$ 111.581.988,22 (oriundos do Governo Federal) na aquisição de 2.886.139 doses de vacinas, segundo informações do Ministério da Saúde. Desse total, 1.961.691 dizem respeito à primeira dose, 874.882 à segunda e 49.566 à dose única (dados disponibilizados no Painel Covid-19, no portal do TCE Piauí).

Para a coordenadora da Comissão, auditora Geysa Elane Sá, foram muitos os resultados positivos nesse acompanhamento. “Entre eles, a aproximação com outros órgãos de controle, como o Ministério Público, por exemplo, além de Conselhos, como o de Fisioterapia, de Enfermagem, de Medicina. Houve, também, um trabalho de orientação aos jurisdicionados, como a Fundação Municipal de Saúde (FMS), acerca de eventuais divergências na alimentação de dados no sistema (o SI-PNI), minimizando a possibilidade da má aplicação dos recursos”, pontuou.

Para ter acesso a mais informações, acesse o Painel Covid, criado e disponibilizado pelo TCE Piauí: clique aqui. Nele, é possível acompanhar dados em detalhes, inclusive, por cada município piauiense.

A pandemia continua, a fiscalização também.