Representantes do TCE/PI participam de reuniões estratégicas em congresso

O 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas iniciou nesta segunda-feira (11) com uma série de reuniões paralelas sobre temas estratégicos aos a TCs.

O presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Abelardo Pio Vilanova e  a  vice- presidente conselheira Lilian Martins participaram da reunião Conjunta do Colégio Nacional de presidentes dos Tribunais de Contas e diretoria do Instituto Rui Barbosa.

Presidente do TCE/PI, conselheiro Aberlardo Vilanova, e a vice-presidente, conselheira Liliam Martins, na reunião Conjunta do Colégio Nacional de Presidentes

O conselheiro substituto Jaylson Campelo integrou a reunião da diretoria da Associação dos membros dos  Tribunais de Contas – Atricon.

Conselheiro substituo Jaylson Campelo na reunião da diretoria da Atricon

A programação da segunda-feira também contou com a Reunião dos Secretários de Controle Externo. O grupo debateu a metodologia de uso da plataforma de comunicação e compartilhamento de informações criada para os Secretários Gerais de Controle Externo no portal do IRB, o processo de adoção e implantação das NBASPs, o planejamento para realização de trabalhos conjuntos e coordenados envolvendo temáticas nacionais, critérios para mensuração dos benefícios da atuação do controle externo, dentre outros assuntos relacionados às atividades finalísticas dos Tribunais de Contas. O secretário de controle externo do TCE/PI, Bruno Cavalcanti, participou da reunião.

Larissa Gomes, no Encontro da Rede de Comunicação dos TCs

Em outra reunião paralela, a jornalista Larissa Gomes participou do Encontro da Rede de Comunicação dos TCs. E os servidores Daniel Seabra e Iana Cavalcanti Reis estiveram na Reunião do CJSP/IRB – Comitê de jurisprudência Súmula e Processo. Já o Coronel Soares integrou o 2º Encontro das Assessorias Militares dos Tribunais de Contas.

Servidores Daniel Seabra e Iana Cavalcanti Reis na reunião do CJSP/IRB

O conselheiro substituto Delano Câmara e a auditora de controle externo Izabel Cristina participaram da reunião do Comitê Técnico das Ouvidorias e Corregedorias e Controle Social do IRB (Instituto Rui Barbosa). O conselheiro Delano apresentou um questionário que foi elaborado por uma equipe do Comitê para ser encaminhado a todos os Tribunais de Contas para se obter um diagnóstico das Ouvidorias.

O conselheiro substituto Delano Câmara na reunião do Comitê Técnico das Ouvidorias e Corregedorias e Controle Social do IRB

O Congresso segue até quinta-feira (14). Com o tema O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas, o evento será composto por nove painéis, voltados à melhoria da atuação das Cortes. Entre os assuntos estão a avaliação das políticas públicas, aprimoramento da contabilidade, da governança e dos instrumentos de tecnologia da informação, além do estímulo ao desenvolvimento sustentável.

Coronel Soares no 2º Encontro das Assessorias Militares dos Tribunais de Contas

Realizado com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o evento é resultado da parceria entre as principais entidades representativas do sistema brasileiro de controle externo: Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).

A servidora Izabel Cristina na reunião do Comitê Técnico das Ouvidorias e Corregedorias e Controle Social do IRB (Instituto Rui Barbosa)