Rede de Ouvidorias discute implantação do setor nas prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) recebeu, na última segunda-feira (02), a terceira reunião da Rede de Ouvidorias do Piauí, grupo formado pelas ouvidorias de diversos órgãos da administração pública no estado. O grupo discutiu, dentre outros temas, a necessidade de ampliação da quantidade de ouvidorias nas prefeituras e câmaras municipais piauienses.

O presidente da Rede e Ouvidor Geral do Município de Teresina, Hassan Said,  afirmou que um dos compromissos do grupo é ampliar a quantidade de ouvidorias nas prefeituras e câmaras municipais piauienses. “Hoje, pouco mais de 25% das prefeituras do estado possuem Ouvidorias, e nosso enfrentamento é justamente esse: implantar ouvidorias municipais no âmbito estadual”, apontou.

A chefe de gabinete da ouvidoria do TCE/PI, Isabel Cristina, e o auditor de controle externo Luiz Batista representaram o Tribunal na atividade

A auditora de controle externo Isabel Cristina, chefe de gabinete da ouvidoria do TCE/PI, destacou a importância da integração junto aos demais órgãos. “O papel do TCE/PI é fomentar cada vez mais o controle social e também oferecer capacitação aos órgãos estaduais e municipais, para que eles possam implantar suas monitorias e também desenvolver com melhor qualidade as suas atividades”, afirmou. Ela representou o Tribunal no encontro, juntamente com  auditor de controle externo Luiz Batista.

Hassan Said, presidente da Rede e Ouvidor Geral do Município de Teresina

Também foram abordados temas como alterações na direção da rede e a regularização do termo de cooperação das ouvidorias, com possibilidade de inclusão de outros municípios e também da Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). Além da promoção de eventos e outras atividades junto à população, a exemplo do “Teresina em Ação”.

Participaram da reunião, além do TCE/PI e da Ouvidoria Municipal de Teresina, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), do Tribunal de Justiça (TJ/PI), do Ministério Público Estadual (MPPI), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da Ordem dos Advogados do Brasil – secção do Piauí (OAB/PI) e do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT/PI).