Rede de Controle do Piauí planeja ações para 2020

, em Destaques, Notícias

 

 

A Rede de Controle do Estado do Piauí realizou na segunda-feira (17) a primeira reunião de 2020. O encontro aconteceu na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes e reuniu representantes de diversos órgãos para definir a estratégia de atuação da Rede para o ano.

Foi discutida a priorização de temas, ações conjuntas no combate à corrupção e o estímulo à efetividade dos órgãos envolvidos. “O compartilhamento de informações proporcionado pela Rede de Controle é fundamental para economicidade e efetividade da gestão. Através da comunicação ente as instituições conseguimos evitar que dois ou mais órgãos realizem o mesmo trabalho e se auxiliem na execução de ações”, explicou o auditor de controle externo, Luis Batista.

Participaram, além do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público de Contas (MPC-PI), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do DENASUS e da Receita Federal do Brasil.

Durante a reunião o grupo fez uma análise das ações de 2019. O saldo foi considerado positivo, com destaque para a blitz educativa realizada para alertar sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.

A Rede tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.