Psicóloga fala sobre espiritualidade em saúde mental no “Mais Viver”

O programa “Mais Viver – Vida plena no pós-carreira”, em sua série de painéis virtuais, realizou sua terceira live da temporada nesta sexta-feira (06), discutindo sobre a influência da espiritualidade nos cuidados com a mente humana. A atividade foi transmitida através do canal do YouTube do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e conta com apoio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

O foco do encontro, assim como no painel anterior, se manteve na prevenção e cuidados com a saúde mental. Com o tema “Correlação Entre Espiritualidade, Saúde Mental e Qualidade De Vida”, a atividade foi mediada pelo auditor de controle externo do TCE/PI Paulo Sérgio Castelo Branco e teve como palestrante a Psicóloga Layone Holanda.

Em sua apresentação, Holanda afirma que, na procura por uma melhoria na saúde mental, existe um grande foco na prevenção de doenças, mas que isto, por sí só, não basta para garantir uma boa qualidade de vida

“Ter uma saúde mental é algo que vai além da ausência de doenças. Está relacionado a forma como nos relacionamos conosco, com o outros e com o mundo em que vivemos”, afirmou.

Segundo a psicóloga, o processo de desenvolvimento da espiritualidade favorece a mudanças de comportamento que podem auxiliar na forma como interpretamos o mundo e como nos relacionamos com ele.

“Alguém que tenha sua espiritualidade elaborada, que entenda o conceito e que adote isso em sua vida tem um estilo de vida diferente, contando com todo um suporte social,[…] a espiritualidade te dá uma direção”, explicou.

A atividade completa, com todas as informações e debates, está disponível em nosso canal do Youtube: youtube.com/tcepiaui

QUALIDADE DE VIDA – Em sua segunda temporada, o programa “Mais Viver” realizará atividades 100% virtuais, como forma de aproximar seu público alvo das ações do TCE/PI. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.