Programação para o “setembro amarelo” trata sobre inteligência emocional

O programa SER TCE vem realizando atividades dentro da campanha do “Setembro Amarelo”, mês internacional de prevenção ao suicídio. A primeira delas foi a palestra “Inteligência Emocional”, realizada ontem (20) na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), que contou com a participação da Psicóloga Eliana Cavalcante, como palestrante.

Eliana é psicóloga de Cognitiva Comportamental e trabalha com o cuidado de pessoas em casa, ela explicou aos servidores sobre como funciona o processo de Inteligência Emocional, e como essa ferramenta pode ser útil no ambiente de trabalho, como uma forma de controlar melhor as emoções, ajudando a compreender a si mesmo, e aos outros.

De acordo com a psicóloga, esse procedimento pode ajudar na avaliação emocional, sendo uma peça fundamental na prevenção de suicídios. “A inteligência emocional é a avaliação das nossas emoções, do nosso poder de superar as nossas aflições, conflitos e frustrações. Através dela chegamos a entender e valorizar a vida, buscando o equilíbrio das nossas emoções”, afirmou.

A psicóloga também comentou sobre a participação dos servidores durante a palestra, que, segundo Eliane, foi bem interativa. “Foi um momento muito especial de interação, uma troca de experiências do que eu vivo hoje, dentro do consultório, e da vivência dos profissionais daqui do Tribunal. Foi um grupo de discussão maravilhoso onde muitos esclarecimentos foram feitos, principalmente na questão da prevenção ao suicídio”, concluiu.

Na próxima semana, dia 26 de setembro, o SER TCE realiza outra atividade da campanha “Setembro Amarelo”. A palestra “Jornadas de Enfrentamento e Tratamento de Doenças Emocionais” acontece na EGC, a partir das 10 horas da manhã.