Programa SER TCE promove palestra sobre câncer de mama

Dentro das atividades referentes à Campanha Outubro Rosa, o Programa de Qualidade de Vida do Servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o SER TCE, realizou uma palestra sobre o câncer de mama, em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde Integral da Unimed. Ministrada pela enfermeira Valdenora da Gama Pereira, a palestra foi realizada na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), e teve como objetivo esclarecer informações pertinentes ao câncer de mama, para estimular a prevenção da doença pelas mulheres.

“A Unimed se sente satisfeita e realizada de estar realizando ações como essa no TCE-PI, promovendo a prevenção de um tema tão importante, que é o câncer de mama”, observou Valdenora Pereira. Segundo ela, o Núcleo de Atenção a Saúde Integral da Unimed desenvolve ações nas empresas parceiras a fim de estimular as pessoas a mudarem seus hábitos de vida, a praticarem atividade física e a adotarem alimentação saudável. “A nossa intenção não é só prevenir o câncer e outras doenças crônicas, mas também conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis para evitar doenças e para se viver melhor”, explica Valdenora Pereira.

Larissa Reis, da coordenação do SER TCE, destaca a importância da palestra como forma de conscientizar as servidoras sobre o câncer de mama. “Uma palestra como essa esclarece muitas dúvidas, e nós estamos sempre promovendo eventos como este para orientar as servidora e servidores. Foi uma palestra muito didática, bem simples o suficiente para promover a conscientização no órgão”, disse ela. A servidora Anete Marques considerou a palestra muito esclarecedora. “É sempre bom ouvir um profissional competente como a dra. Valdenora, que foi muita clara, muito objetiva e sempre exemplificando. Havia pessoas de vários níveis, e aquelas que têm plano de saúde têm condição de sempre se consultar com o ginecologistas. Mas há uma outra parcela também, que não tem essa possibilidade. Então, acredito que, para elas, o evento foi muito mais esclarecedor”, pontua.

No próximo mês, o Programa SER TCE realizará uma palestra sobre o câncer de próstata, devido à celebração do Novembro Azul, que aborda os riscos e a prevenção à doença.