Programa na Piauí na Ponta do Lápis é apresentado para coletivo “Pense Piauí”

Na manhã desta segunda-feira (25) representantes do coletivo “Pense Piauí” foram apresentados ao programa “Piauí Na Ponta do Lápis”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) ao longo deste ano. A reunião, que ocorreu na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), foi coordenada pelo conselheiro substituto e diretor geral da EGC, Jaylson Campelo.

A atividade visa apresentar para os representantes do coletivo informações e dados acerca do programa que, de acordo com Jaylson, tem grande importância para o desenvolvimento da educação no Piauí.

“Nós nos reunimos com os formadores de opinião que integram o “Pense Piauí”, que se preocupam com o desenvolvimento do nosso estado, para conhecerem o programa e ajudarem no seu engajamento. Essa ferramenta é muito importante para a educação do Piauí pois, a partir dela, a nossa expectativa é manter as escolas devidamente equipadas, em condições ideais para o aprendizado dos nossos alunos e assim, melhorar a educação piauiense”, explicou.

Conselheiro substituto Jaylson Campelo

Ainda de acordo com o diretor geral da EGC, em pouco mais de quatro meses de lançamento, o programa, através de seu aplicativo para smartphones, vem demonstrando a sua funcionalidade junto a comunidade escolar.

“Temos, até agora, mais de mil downloads e cerca de 900 notificações enviadas pelos usuários do aplicativo. Nós recebemos essa informação e depois devolvemos para os secretários da educação do Estado e dos municípios, para que eles possam tomar providências em relação aos problemas que as escolas enfrentam”, afirmou.

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) Carlos Augusto Pires Brandão, destacou a inovação na interação entre os agentes públicos educacionais promovida pelo programa da Corte de Contas.

“A educação é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e o TCE/PI, no momento em que chega permitindo que a sociedade avalie e colabore nos diagnósticos e encaminhamentos da educação, dá um grande exemplo pois apresenta uma nova forma de interação com as instituições e gestores, de maneira cooperativa”, apontou.

Desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão

O representante do “Pense Piauí”, Jorge Holanda, foi um dos que mais elogiaram a iniciativa. Ele apontou as possibilidades de crescimento do projeto e também de parcerias para melhorar a educação piauiense.

“Esse programa é um trabalho muito bacana, que só tende a crescer e melhorar as escolas e os alunos, como um todo. Nós também estamos trazendo hoje um outro projeto chamado “Multiplicando talentos”, que trabalhamos em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Queremos unir forças entre esses projetos e, em 2020, colher os frutos de maneira que os alunos, professores e as escolas só tenham a ganhar”, concluiu.

Jorge Holanda, representante do “Pense Piauí”

Além destes, também participaram da atividade a diretora executiva da EGC Valéria Leal, o Chefe da Divisão de Educação da Diretoria de Fiscalização Especializada do TCE-PI Gilson Araújo, o professor de matemática da Unidade Escolar Augustinho Brandão (Cocal dos Alves – PI)  Antônio Cardoso do Amaral e o professor de Direito da UFPI Samuel Pontes do Nascimento.