Presidentes dos Tribunais de Contas se reúnem com Procurador-Geral da República

, em Destaques, Notícias

A manutenção do diálogo interinstitucional e o propósito de contribuir com uma pauta republicana. Foram essas as motivações que levaram os presidentes da Atricon, Fábio Nogueira; do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Edilson Silva; do IRB, Ivan Bonilha; e da Abracom, Thiers Montebello, a uma audiência com Augusto Aras, Procurador-Geral da República. O encontro aconteceu na sede da PGR, na tarde da última terça-feira (5) e contou com a participação de presidentes de 20, das 33 Cortes de Contas do Brasil, incluindo o presidente do TCE/PI, Abelardo Pio Vilanova.

Augusto Aras iniciou a conversa registrando que preserva uma respeitosa relação com o Sistema Tribunais de Contas, “sentimento que se mantém desde que iniciou atividade pública como Auditor Jurídico do TCE-BA”. O Procurador-Geral disse que essa experiência o fez compreender a dimensão do papel dos Tribunais de Contas e quanto a atividade de controle reflete positivamente nos interesses da cidadania.

Com a palavra facultada aos dirigentes das entidades, houve a manifestação comum do interesse em fortalecer a relação com a Procuradoria Geral da República.

O presidente Fábio Nogueira, disse que a superação dos problemas que o país enfrenta depende de uma correlação de forças entre as Instituições e ressaltou o empenho da Atricon no aprimoramento das ações dos Tribunais de Contas, a partir da adoção de um modelo contemporâneo de auditoria, que prima por resultados e concede plena atenção à cidadania. “Estamos suplantando as dificuldades, inerentes ao controle, para que a gestão pública se concretize com respostas satisfatórias para a sociedade”, destacou.

O presidente do CNTC, Edilson Silva, destacou o “diálogo institucional” como peça fundamental à democracia. Nessa perspectiva, o Conselheiro salientou o compromisso dos Tribunais de Contas com a responsabilidade fiscal e com um controle preventivo, moderno e capaz de promover a boa governança dos recursos públicos.

Os presidentes Thiers Montebello (Abracom) e Ivan Bonilha (IRB), corroboraram com a compreensão de quem os precedeu na abordagem acerca da necessária harmonia entre instituições e reforçaram a importância do diálogo, como pressuposto aos interesses republicanos.

 

(Com informações da Ascom da Atricon)