TCE/PI comemora 121 anos ressaltando a importância da união e da coletividade

, em Destaques, Notícias

Considerado a mais antiga Corte de Contas estadual do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) comemora 121 anos nesta sexta (28). Coube ao conselheiro substituto Jaylson Campelo fazer o discurso de homenagem à instituição na Sessão Plenária Virtual desta quinta-feira (28).

O conselheiro iniciou a homenagem  lembrando que este ano, excepcionalmente, não foi realizada a tradicional celebração comemorativa, tanto pelas questões de segurança sanitária, quanto pela ausência de ânimo para festividades, em virtude das quase 120 mil mortes no país, causadas pela covid-19.

Em seu discurso, Jaylson ressaltou a expressiva importância da instituição Tribunal de Contas no Organismo estatal do Piauí, e destacou a união e a coletividade como sendo as principais virtudes da evolução do TCE/PI.

 

‘Uma instituição não é feita por um ou por poucas pessoas. Não precisa de personalismos, protagonistas ou heróis. Uma instituição é uma obra coletiva, em permanente construção que exige ação contínua e coletiva”, pontuou.

 

O conselheiro também apontou as mudanças de abordagem e de atuação de Tribunais de Contas em todo o Brasil, incluindo o TCE/PI que passou a focar nos resultados das politicas públicas no momento em que estão sendo executadas, e não apenas no julgamento a prestação de contas posteriormente.

“As pessoas desejam que as políticas públicas cumpram a sua finalidade de melhoria da vida da população. O perfil de condenar contas irregulares se apresenta como insuficiente para atender as necessidades da sociedade moderna”, frisou, apontando que o Tribunal ainda está em fase de quebrar paradigmas e romper rotinas nesse processo de mudança”, avaliou o conselheiro Jaylson Campelo.

Ele fez uma homenagem à diversos servidores, que sempre se empenharam para prestar o melhor serviço possível à sociedade. “A grandeza do Tribunal é o trabalho de muitos. É sentimento de pertencimento, respeito e consideração”, disse, explicando que o TCE atua em cerca de 32 mil processos/ano, analisando cerca de 26 bilhões em valores fiscalizados,

https://www.youtube.com/watch?v=zHHO_ljbtrs&feature=youtu.be

“Aos 628 colaboradores, nosso agradecimento. Temos muito a comemorar, apesar das dificuldades. Nosso desejo é que o TCE/PI continue cumprindo sua missão, contribuindo para um estado melhor, mais organizado e mais justa”, prestigiou.

 

O presidente do TCE/PI, conselheiro Aberlardo  Vila Nova, parabenizou Jaylson pelo discurso, destacando que a homenagem aos servidores e integrantes do Tribunal é muito justa, por todo o trabalho desempenhado, com muita qualidade e responsabilidade.

 

O TCE/PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Ele foi criado em 1º de julho de 1899, tendo sido instalado um mês depois.