Plano de reestruturação do processo de fiscalização é apresentado ao colegiado

O plano de reestruturação do processo de fiscalização das contas públicas foi apresentado aos membros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A exposição foi realizada na manhã desta segunda-feira (04), no plenário do TCE-PI, com objetivo de sensibilizar os conselheiros e procuradores presentes para importância do aperfeiçoamento da fiscalização exercida pelo Tribunal.

O auditor de controle externo Bruno Cavalcanti falou sobre os pontos privilegiados pelo projeto de reestruturação. “Destacamos a necessidade da criação do cargo de Secretário de Controle Externo, de se trabalhar com o Plano Anual de Fiscalização (PAF) e da capacitação dos auditores para o desenvolvimento de uma metodologia mais aperfeiçoada na atuação desta Corte de Contas na sociedade”, pontua.

Bruno Cavalcanti também explicou sobre a funcionalidade do Secretário de Controle Externo no TCE-PI. Segundo ele, o diagnóstico feito sobre a atuação do TCE-PI apontou a importância de se coordenar de forma mais eficiente o trabalho desempenhado pelas auditorias junto a fiscalização da administração pública em geral. “Para resolver essa questão, foi proposta a criação deste cargo, que será responsável por analisar o prosseguimento das atividades os auditores e também pela construção do Plano Anual de Fiscalização (PAF), que corresponde ao planejamento da atuação desta Corte de Contas”, explica o auditor.

O próximo passo é trabalhar nas resoluções que vão permitir a construção do plano de reestruturação e dar continuidade à capacitação com os demais auditores da instituição “No primeiro semestre devemos capacitar 105 funcionários. E no segundo semestre devemos finalizar esse processo com a capacitação dos 70 auditores restantes”, explica Bruno Calvacanti

Ainda na exposição, os auditores participantes do curso “Auditoria Avançada – Módulo Planejamento” firmaram, de forma simbólica um termo de compromisso, para desempenhar um trabalho que efetivamente transformasse a realidade da sociedade piauiense, entregando uma via do documento ao Presidente do TCE-PI, Conselheiro Abelardo Vilanova.

O coordenador da comissão de reestruturação, conselheiro substituto Jaylson Campelo falou que processo pelo qual a Corte de Contas percorre tem como objetivo a otimizar os serviços prestados à sociedade. “A reestruturação pela qual o Tribunal está passando é um grande desafio e temos muito trabalho pela frente. O nosso propósito é melhorar a atuação do Tribunal”.