Piauí na Ponta do Lápis quer proporcionar mais qualidade para a educação no Piauí

, em Destaques, Notícias

O programa Piauí na Ponta do Lápis foi o tema do quadro O TCE é da Sua Conta, exibido no Jornal Bom Dia Assembleia (TV Assembleia do Piauí) nesta terça-feira (03). O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, entrevistado do quadro, destacou a importância do projeto, que objetiva contribuir para melhorar a educação no Estado do Piauí.

Gilson explicou que o TCE/PI está focando parte de suas ações para garantir que as políticas públicas cheguem às pessoas que mais precisam, com qualidade e resultado prático. Na educação, a proposta é construir, junto com os alunos, pais, professores, diretores e gestores de uma forma geral, opções para melhorar os índices de educação no Piauí.

“A gente parte do pressuposto, de que, quanto mais informações gerenciais forem disponibilizadas, melhor os recursos vão ser geridos. Com o aplicativo, os diretores, secretários, terão acesso a gráficos sobre satisfação com sala de aula, com a biblioteca, por exemplo”, disse.

Gilson disse ainda que o TCE implantou neste ano o Programa Piauí na Ponta do Lápis com três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação.

“Na vertente formação o TCE/PI está realizando os Encontros Técnicos TCE Educação com a proposta de capacitar gestores, diretores, professores, secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, licitações e contratação de mão de obra temporária. Já realizamos esses encontros em Picos e em Parnaíba e estamos com o cronograma pronto para realizar em mais regiões em 2020”, destacou.

Na vertente gestão a principal ação é o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, que permite aos alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral respondam questionários  e avaliem a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas sendo, inclusive permitido o envio de foto.

Segundo Gilson, o aplicativo permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem. Ele destaca ainda que os diretores não saberão os nomes dos alunos que usam o aplicativo. A reclamação chegará de forma anônima.

O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas  lojas Playstore e APP Store.

SOBRE O TCE É DA SUA CONTA

O quadro “O TCE é da Sua Conta” vai ao ar todas as terças-feiras, às 7 horas da manhã, na TV Assembleia, sempre com um tema diferente sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.  

A proposta é aproximar ainda mais o tribunal da população, mostrando o trabalho desenvolvido, através de uma linguagem clara e objetiva. Ao mesmo tempo, a presença do Tribunal na TV vai contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância do controle externo e do controle social.

 

VEJA TAMBÉM:

O TCE É DA SUA CONTA: CONSELHEIRO EXPLICA A IMPORTÂNCIA DO TRIBUNAL PARA A SOCIEDADE