Parnaíba: TCE/PI visita escolas e divulga o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis

Uma comitiva do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) visitou escolas públicas estaduais e municipais em Parnaíba, nesta quinta-feira (21), divulgando o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis. A proposta é disseminar a ferramenta de forma mais intensiva e provocar a utilização por alunos, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral.

O aplicativo permite que o usuário responda questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos. As informações chegam ao mesmo tempo para os diretores, secretários de educação e para o TCE/PI. O usuário não é identificado.

O conselheiro Jaylson Campelo, que coordenou a equipe, explica que o TCE/PI está assumindo um papel de intermediador buscando facilitar a aplicação de soluções para os problemas da educação, de forma mais ágil e eficiente. “Nós percebemos que somente analisar as prestações de contas não garante uma evolução da qualidade da educação, por exemplo. Então decidimos assumir um papel de indução, objetivando a melhorias na qualidade. É isso que a sociedade quer de fato”, explica.

A equipe do TCE/PI visitou as escolas estaduais Lima Rebelo e Padre Raimundo José Vieira, e a escola municipal Rui Barbosa, e conversou e com diretores, professores e alunos.

A equipe buscou interagir com os estudantes para despertar neles o interesse em utilizar o aplicativo como uma ferramenta participativa. A estratégia obteve resultados positivos em todas as salas visitadas. “A escola é nossa”, respondeu o estudante Bryam Carvalho, 14 anos, aluno da 7ª série da escola Padre Raimundo José Vieira, após várias provocações feitas pelo conseheiro Jaylson Campelo, que perguntava o valor da mensalidade, quem pagava os professores e a energia e estrutura, por exemplo. “Exatamente”, emendou Jaylson, concordando com Bryam e explicando “que por isso todos devemos cuidar bem da escola e devemos utilizar ferramentas, como o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, para reportar os problemas que mais incomodam”.

Nas conversas com diretores e professores, a equipe se surpreendeu as realidades relatadas e problemas históricos encontrados, como falta de laboratórios, de ar condicionado e mesmo de funcionários administrativos.

Também foi constatado a importância da participação da família no dia a dia da escola e como isso influencia diretamente nos resultados escolares de exames como o Ideb, por exemplo.

“Nosso grande desafio é juntar todas as forças buscando melhorar a educação de fato. É nessa linha que estamos trabalhando”, pondera o conselheiro Jaylson Campelo.

O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas  lojas Playstore e APP Store.

TCE Educação em Parnaíba

O TCE/PI vai realizar o Encontro Técnico TCE Educação – Parnaíba, nesta sexta, dia 22de novembro, a partir das 8 horas, no auditório da Universidade Estadual do Piauí. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG), é voltado para professores, diretores, secretários municipais de educação e prefeitos da região, além de alunos, pais e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br

As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.

A diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal, explica que a proposta é capacitar gestores, diretores, professores, secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, licitações e contratação de mão de obra temporária, e, ao mesmo tempo, vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, participando ativamente da gestão da escola.