Palestra discute a efetividade, avanços e desafios dos Tribunais de Contas

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Valdecir Pascoal, apresentou a palestra “Tribunais de Contas: Efetividade, Avanços e Desafios” na manhã desta sexta-feira aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Na abertura, a conselheira Waltânia Alvarenga apresentou o currículo do palestrante e durante quase três horas foram discutidos temas de interesse do controle externo como os avanços históricos, os desafios e estratégias de atuação e os desafios da comunicação dos TCs. O conselheiro substituto e diretor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, Jaylson Campelo, agradeceu a presença do palestrante e destacou que o encontro faz parte do plano de capacitação da EGC. “Esse é o início de uma nova sistemática de cursos, debates e diálogos para qualificar, preparar nosso Tribunal para os desafios que nossa atuação exige”.

O conselheiro Valdecir enumerou algumas estratégias que considera importante para a efetividade das ações do TCs. “A especialização das atividades dos TCs é um caminho importante para avançarmos na fiscalização dos recursos públicos, assim como o foco no controle concomitante. A área de licitação dentro de um Tribunal também é fundamental para um trabalho com resultados positivos para a sociedade”, destacou.

Os Tribunais de Contas passam por um momento de transformação frente às demandas da sociedade, por isso é fundamental a discussão do papel dos Tribunais de Contas nessa perspectiva. “É importante abrirmos esse canal de diálogo sobre o trabalho dos TCs no Brasil. Temos muitos desafios na nossa atuação e é fundamental discutirmos para avançarmos ainda mais”, falou o conselheiro pernambucano.