Palestra ajuda servidores na valorização da vida em meio ao #SetembroAmarelo

Na manhã desta sexta-feira (20) servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí participaram de uma atividade, organizada pelo programa “Ser TCE”, intitulada “Qual o sentido da vida”. A palestra, cuja temática é relacionada ao calendário do Setembro Amarelo (mês de ações para prevenção e combate ao suicídio), foi ministrada pela psicóloga Valquíria Nogueira.

De acordo com a psicóloga, muitas pessoas associam suas dores pessoais com fracasso pessoal, impedindo que elas busquem ajuda. “A dor e o sofrimento fazem parte da condição humana. Quando você não está dando conta sozinho, precisa entender que existe um mecanismo de profissionais que pode te auxiliar nesse momento”, explicou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices de suicídio no Brasil tiveram aumento de 7% entre 2010 e 2016, na contramão da tendência mundial, de queda de quase 10%. Já o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação responsável por prestar apoio voluntário na prevenção ao suicídio, aponta que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida.

Valquíria Nogueira, psicóloga, durante a palestra

Valquíria ressalta a importância de programas, como o “Ser TCE”, que auxiliem o servidor na procura por apoio. “Através do ‘SER TCE’ temos palestras envolvendo tanto a preservação e a saúde da condição física quanto psicológica do servidor. É importante que ele esteja sempre antenado e possa se encontrar dentro de alguma temática que que ele esteja passando, e assim externar alguma dificuldade”, apontou.

O suicídio afeta pessoas de diferentes origens e idades, através das mais variadas formas. Reconhecer no outro, ou em si mesmo, os sinais desse problema é o primeiro passo para o tratamento. Procure ajuda médica especializada, ou entre em contato com o CVV, pelo telefone 188.

SER TCE – O Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania do TCE/PI está embasado na Política de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania , tendo como objetivos incentivar e disponibilizar ferramentas para que os servidores tenham oportunidade de investir mais na saúde e bem-estar, nos aspectos físico, emocional, social e profissional.