Oficina explica papel do TCE/PI na sociedade para estagiários de nível médio

Na manhã desta quarta-feira (12) a Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes realizou a oficina “O papel do TCE/PI para a sociedade”, explicando sobre o funcionamento e as diferentes áreas de atuação do tribunal com o objetivo de expandir o conhecimento dos estagiários de nível médio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O evento integra o projeto “Educação Cidadã”, que visa contribuir tanto para formação dos estagiários enquanto cidadãos, como capacitá-los para as atividades desenvolvidas pelo tribunal.

Valquíria Nogueira, coordenadora do Projeto Educação Cidadã

“É muito importante que eles compreendam o papel deles enquanto cidadão e aprendizes no processo educacional. Por isso se faz necessário capacitá-los para estarem preparados para que estejam mais preparados para o mercado de trabalho no futuro”, pontua Valquíria Nogueira, coordenadora do projeto “Educação Cidadã’

Valéria Leal, diretora executiva da Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes

A diretora executiva da EGC, Valéria Leal, explicou em detalhes a organização da Corte de Contas e também esclareceu sobre a importância do controle social, exercido pela diversos setores da sociedade para contribuir com o bom exercício da administração pública. “O programa procura promover a consciência cidadã de cada um, para que possam compreender a necessidade de participar do controle e da fiscalização da administração pública desempenhados pela sociedade em geral”, explica.

A estagiária Nicolle Mesquita Carvalho durante o treinamento

Para a estagiária Nicolle Mesquita Carvalho, a oficina não foi apenas um aprendizado sobre o TCE-PI, mas também sobre o exercício de sua cidadania. “Gostei muito da forma como foi assunto foi discutido, pois aprendemos muito sobre a disposição do tribunal, as funções de cada setor, o modo como o tribunal atua e como trabalha com a sociedade e importância de exercemos o controle social para a contribuir com o bom desempenho da administração pública”, relatou.