Oficina capacita gestores em educação dos municípios

A Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) recebe hoje (16) e amanhã (17) a “Oficina de Desenvolvimento da Gestão Municipal”, um evento promovido pelo Grupo de Trabalho em Educação do Piauí e pelo Instituto Castelo Branco. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) também participa da oficina, apresentando propostas e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento da educação piauiense.

Segundo uma das organizadoras do evento, e membro do Grupo de Trabalho, Rizalva Cardoso, a proposta da oficina surgiu há quatro anos, quando gestores educacionais das escolas e das secretarias municipais começaram a discutir sobre os índices de educação da “Prova Brasil” (sistema de avaliação do ensino, na época).

“Chegamos a conclusão de que o problema estava na falta de formação continuada dos profissionais da educação, sobretudo no ensino fundamental. Desde então, realizamos anualmente essa oficina, sempre no mês de janeiro, sempre trazendo algum palestrante com pesquisa renomada, debatendo propostas e soluções para melhorar o aprendizado no Piauí”, afirmou.

Neste ano, o palestrante convidado é o professor emérito da UFMG e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) José Francisco Soares. Ele, que também já chegou a exercer o cargo de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou aos gestores as categorias que definem os indicadores de ensino no nosso país.

“São três categorias: nós queremos que a criança tenha acesso à escola, que ela permaneça nessa escola, sem reprovação, sem repetição ou abandono, e que ela aprenda o necessário para a vida. São essas as três dimensões que estão traduzidas nos indicadores, e que o gestor deve conhecer e acompanhar”, apontou.

O auditor de controle externo e chefe da Divisão de Fiscalização da Educação, Gilson Araújo, também participa da oficina, apresentando algumas das ferramentas desenvolvidas pela corte de contas para dar suporte ao desenvolvimento da educação em nosso estado.

“Além de ceder o espaço para a realização das atividades, participaremos de três palestras no decorrer do evento: a primeira delas será sobre licitações e contratos na área da educação, a segunda será uma apresentação do aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”, e, por fim, iremos falar sobre o relatório do cumprimento da carga horária escolar, um trabalho recente da nossa divisão”, explicou.