“O TCE é da Sua Conta”: Ouvidoria como canal de diálogo com a sociedade

O quadro O TCE é da Sua Conta, exibido na última terça-feira (18) no Jornal Bom Dia Assembleia (TV Assembleia do Piauí), abordou o funcionamento da Ouvidoria do Tribunal. A entrevistada foi a chefe de gabinete da Ouvidoria, Isabel Cristina Almeida.

“A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o TCE e a sociedade. É através dela que qualquer pessoa pode fazer uma reclamação, uma comunicação de irregularidade sobre a aplicação de recursos públicos, uma sugestão. Enfim, é o setor onde a sociedade pode fazer a sua manifestação”, definiu Isabel Cristina Almeida.

Ela explicou que nos últimos anos houve um avanço significativo da manifestações. De acordo com os dados do setor, em 2017 foram registradas 984 demandas, em 2018 foram 1.227 e em 2019 foram 2.323 manifestações através dos canais da Ouvidoria do TCE/PI.

“É preciso explicar a diferença entre comunicação de irregularidade e denúncia. As comunicações de irregularidades podem ser feitas nos canais de atendimento da Ouvidoria ou pelo sistema eletrônica do TCE. Mas não são denúncias propriamente ditas.  Foi um meio que nós criamos para que a sociedade pudesse contribuir, informar as possíveis irregularidades,  sem medo de retaliações. Já as denúncias precisam ser formalizadas, protocoladas no Tribunal, com identificação do manifestamente”, esclarece Isabel, chefe de gabinete da Ouvidoria.

 

A Ouvidoria conta com um Centro de Atendimento do Cidadão no TCE-PI e possui atendimento via telefone, e-mail, correspondência e visitas aos municípios para a sociedade participar da gestão pública com denúncias, sugestões, elogios e reclamações.

O quadro “O TCE é da Sua Conta” vai ao ar todas as terças-feiras na TV Assembleia, sempre com um tema diferente sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

CONHEÇA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA DO TCE/PI