“O TCE é da Sua Conta”: Escola capacita servidores, gestores e sociedade

, em Notícias

Na última terça-feira (15), a diretora executiva da Escola de Gestão e Controle Conselheiros Alcides Nunes, Valéria Leal, participou do quadro “O TCE é da Sua Conta”, exibido no jornal Bom Dia Assembleia (TV Assembleia do Piauí), para abordar sobre a capacitação permanente de servidores, diretores e da sociedade.

“Além da função constitucional de aprimoramento da administração publica diante o controle da boa aplica dos recurso públicos, o TCE/PI também tem um a função pedagógica. Dessa forma, o plano de anual de capacitação da escola de contas do TCE-PI esta dentro dessa função pedagógica: que é orientar os gestores, o jurisdicionado e a sociedade para  aboa e regular aplicação dos recursos públicos”, destacou.

A diretora ainda explicou que os cursos de qualificação e capacitação são realizados todos os anos de forma interrupta pelo Tribunal de Contas, através do planejamento anual de atividades da Escola.

“A capacitação possui três vertentes: uma destinada é aos membros e servidores do TCE-PI, que recebem orientações para aperfeiçoar para exercer da melhor forma as atividades de controle externo. Já a vertente relativa ao jurisdicionado, tem o objetivo de orientar gestores municipais e estaduais sobre o bom exercício da administração pública para prevenir danos ao erário”, pontua Valéria Leal, complementando que a terceira vertente é do controle social, onde a sociedade de forma geral é capacitada para fiscalizar as obras e gastos públicos em sua comunidade.

Para 2020, o plano de capacitação para os servidores da Corte inclui cursos, oficinas treinamentos e outras atividades de diversas áreas relacionadas ao trabalho exercido pelo Tribunal, como auditoria, contabilidade, tecnologia da informação, controle interno e externo. Entre as atividades planejadas para os jurisdicionados, estão incluídos uma preparação para os gestores municipais sobre o último ano de mandato, uma capacitação para os controladores internos de municípios, entre outras.

Por fim, para a vertente relativa a sociedade estão incluídas a realização de novos encontro técnicos TCE-Educação em cidades pólos do Estado do Piauí. As atividades fazem parte do programa “Piauí na Ponta do Lápis”.

Com objetivo de apresentar o trabalho desempenhado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, o quadro “O TCE é da Sua Conta” vai ao ar todas as terças-feiras na TV Assembleia para discutir sobre atuação da Corte.